Termômetro da F-1

Em alta, na média ou em baixa?

A temporada 2019 da Fórmula 1 realizou suas quatro primeiras corridas e já apresentou um cenário do que deve ser visto até o final do ano. Alguns pilotos surpreenderam até aqui - positiva ou negativamente. Confira as avaliações.

Maxim Shemetov/Reuters

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

NA MÉDIA
Campeão em quatro das últimas cinco temporadas, o britânico entrou em 2019 para brigar de novo pelo título. E, com a vice-liderança do Mundial, é isso que ele fez até aqui.
William West/AFP

Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)

EM ALTA
Depois da pressão no fim de 2018, quando viu sua continuidade na Mercedes ameaçada, reagiu bem. Em 2019, lidera o campeonato com duas vitórias em quatro provas.
William West/AFP

Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)

EM BAIXA
Após dois vices seguidos de Vettel, esperava-se que o alemão brigasse mais de perto pelo título em 2019. Mas o que se viu até agora foi o alemão tendo trabalho na briga pelo terceiro lugar.
William West/AFP

Charles Leclerc (MON/Ferrari)

EM ALTA
Chegou à equipe para ser o escudeiro de Sebastian Vettel, mas se mostrou ousado. Já fez uma pole position e esteve perto de vencer no Bahrein.
William West/AFP

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

NA MÉDIA
Com desempenhos competitivos até aqui, brigou sempre por pódios - foi o terceiro na Austrália, seu melhor resultado. Deve ser a tônica do ano.
William West/AFP

Pierre Gasly (FRA/Red Bull)

NA MÉDIA
Promovido à Red Bull para ser um escudeiro de Max Verstappen, tem cumprido o papel praticamente sem incomodar o holandês.
William West/AFP

Carlos Sainz (ESP/McLaren)

NA MÉDIA
Esperava-se mais do espanhol diante de um companheiro de equipe novato como Lando Norris. Mas frente às últimas temporadas da McLaren, o desempenho atual não é dos piores.
William West/AFP

Lando Norris (GBR/McLaren)

EM ALTA
Estreou na Fórmula 1 correndo o risco de se queimar na McLaren, mas os primeiros resultados têm sido competitivos. Como destaque, foi sexto no Bahrein.
William West/AFP

Sergio Perez (MEX/Racing Point)

NA MÉDIA
A equipe começou o ano em meio a incertezas, mas o mexicano segue sendo competitivo. Com 13 pontos, é o sexto colocado da temporada.
William West/AFP

Lance Stroll (CAN/Racing Point)

EM BAIXA
A vaga na Racing Point em 2019 era mais do que esperada, mas os resultados até agora deixam a desejar. Foram apenas quatro pontos em quatro corridas, contra 13 de Sergio Perez.
William West/AFP

Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo)

EM ALTA
A saída da Ferrari indicava um fim de carreira discreto, mas o finlandês tem conquistado bons resultados na Alfa Romeo. Nas quatro primeiras provas, pontuou em todas.
William West/AFP

Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo)

EM BAIXA
Não somou pontos nas quatro primeiras etapas da temporada, com um carro que já se mostrou capaz de andar em um bom ritmo. Kimi Raikkonen, seu companheiro, somou 13 pontos.
William West/AFP

Daniel Ricciardo (AUS/Renault)

EM BAIXA
Depois dos vários problemas com a Red Bull em 2018, mudou-se para a Renault na esperança de brigar por resultados consistentes. Mas só conseguiu somar pontos em uma etapa da temporada.
William West/AFP

Nico Hulkenberg (ALE/Renault)

NA MÉDIA
O carro da Renault ainda está devendo em 2019, mas os resultados do alemão têm sido bem próximos dos mostrados por ele em anos anteriores.
William West/AFP

Romain Grosjean (FRA/Haas)

EM BAIXA
O francês faz um péssimo começo de temporada, com três abandonos em quatro corridas. Embora divida com a equipe a responsabilidade dos resultados, é um nome que já mostrou sentir a pressão.
William West/AFP

Kevin Magnussen (DIN/Haas)

EM BAIXA
Começou o ano com um bom sexto lugar na Austrália, mas já contabiliza três provas sem pontuar. Precisa reagir rapidamente para ajudar a Haas a evoluir no Mundial.
William West/AFP

Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)

EM BAIXA
Trazido de volta à Toro Rosso em 2019, o russo ainda não justificou a segunda chance. Em quatro corridas, somou apenas um ponto - menos até do que o companheiro Alexander Albon, estreante.
William West/AFP

Alexander Albon (TAI/Toro Rosso)

NA MÉDIA
Foram apenas três pontos nas quatro primeiras corridas. Mas já é melhor do que o apresentado em 2018 por Brendon Hartley, que somou apenas um ponto no mesmo período.
William West/AFP

Robert Kubica (POL/Williams)

EM BAIXA
Com seu talento já comprovado, o polonês protagonizou um retorno muito comemorado na Fórmula 1, mas a Williams não possibilita mostrar muito mais do que tem mostrado até aqui.
William West/AFP

George Russell (GBR/Williams)

EM BAIXA
Chegou à Williams com o apoio da Mercedes, mas a performance do time britânico tem atrapalhado seu desempenho. Pior: acaba em segundo plano na briga por uma futura vaga na equipe alemã.
William West/AFP
Publicado em 09 de Maio de 2019.
Roteiro: Emanuel Colombari