Ao VivoApresentação do técnico da seleção brasileira

Dunga é apresentado como novo técnico da Seleção Brasileira

  • Vídeo
  • Álbum de fotos
  • Seleção Brasileira de Futebol 50113

Direto da Redação

  • Vídeos
  • Imagens
  • Infográficos
  • Todos

Dunga é confirmado pela CBF e volta à seleção quatro anos após demissão

Leia Mais

Dunga ressalta mudança de missão e abre seleção para jogadores jovens

Leia Mais

Dunga já tem esboço de primeira convocação e avisa: "Não vou vender sonho"

Leia Mais

Coletiva de imprensa encerrada. Dunga é o novo técnico do Brasil!

Dunga: "Um bom treinador tem que tirar o melhor de cada um individualmente para ajudar o coletivo"

Dunga falou sobre sua vida após a primeira passagem na seleção: "Muitas vezes queremos que as pessoas pensem como nós. Cada um tem uma forma de ser. Fui trabalhar no Internacional porque foi o clube que iniciei e obtive os resultados que todos sabem. Fomos campeões gaúchos. Quando sai do Inter, estava em quinto lugar. Nunca tive problema de relacionamento com nenhum atleta no Brasil e também no Inter. Agora, eu não sou de estar querendo no jornal que me procuraram. Tive muitas ofertas"

Dunga falou sobre a Alemanha, campeã mundial: "Parece que o mundo descobriu a Alemanha agora. Eles sempre foram assim, sempre foram organizados. A Alemanha sempre deu importância para o esporte em geral, na formação dos atletas, do ser humano, na educação. Agora está se achando que a Alemanha fez isso nos últimos três anos. O que aconteceu foi que a Alemanha achou uma geração ótima e deu tempo para fazer um planejamento. Aí a Alemanha foi vencedora com amplo merecimento"

Dunga volta a falar sobre a rejeição dos torcedores: "A pesquisa está aí para ser derrubada. Eu acredito muito no torcedor brasileiro e no carinho deles. Vão entender nosso trabalho. O objetivo maior é a seleção brasileira e não sinto essa rejeição toda que vocês estão falando. Lógico que nem todos têm a mesma opinião"

Dunga falou sobre alguns problemas que teve com jornalistas na sua primeira passagem: "Eu não tive problema com a Globa, A, B ou C. Tive atritos com vários pessoas porque sou gaúcho e combinado não é caro. Cumpri tudo que foi combinado. Não vou mudar minha essência. Agora, tem que ser planejado, tem que ser colocado no papel e cada um vai ter seu espaço. Ninguém vai impedir a imprensa de trabalhar, mas vocês têm que entender que a prioridade é a seleção brasileira"

José Maria Marin: "Quando fizemos a reforma na Granja, pensamos em primeiro lugar na privacidade. Segundo, o conforto para os jogadores. E terceiro, a segurança. Esses três itens. Estamos esperando apenas as primeiras providências do Dunga e do Gilmar para estudarmos a melhor maneira quanto a privacidade sem causar prejuízo ao trabalho de vocês. Nunca houve uma instalação tão adequada para o trabalho de todos vocês"

Dunga falou sobre aceitar sugestões e críticas: "As conversas têm que ser como essas, para todo mundo ouvir. Tudo que tiver como objetivo para ajudar a seleção, que não seja vantagens individuais para A, B ou C, vou estar aqui para ouvir. Tudo que for intenção de ajudar o futebol brasileiro, estarei pronto para ouvir sem problema nenhum"

Dunga negou que tenho indicado Tite para a seleção japonesa: "Não é verdade que eu indiquei o Tite para o Japão porque tem pessoas muito competentes lá. Mas se o Tite for treinador do Japão tenho certeza que vai fazer um bom trabalho"

Dunga minimizou a alta rejeição dos torcedores ao seu nome: "Também tem pessoas que apoiam. É como eleição, nem sempre ganha aquele que é favorito nas pesquisas. Tenho que buscar força nos 20% que tenho a meu favor e buscar os demais"

Marin falou sobre o fato de Gilmar ter deixado de ser empresário pouco antes de ser anunciado como coordenador da seleção: "Gilmar era empresário, no passado. Tinha certeza que após a apresentação dele a sua vida inteira seria levantada. Não ouvi nada de seus antecedentes em qualquer sentido. Houve vários elogios como homem, como chefe de família e principalmente quanto a sua integridade. Posso garantir que não existe nenhuma restrição. Ele teve a coragem e a vontade para deixar de ser agente Fifa"

Dunga fala sobre a renovação: "Todas as coisas são importantes. Temos que ter resultados e também montar um time para 2018. O importante é colocar no momento certo jogadores novos com certa experiência. O caminho é ter resultado para dar tranquilidade no trabalho e ir colocando os jogadores. Você não coloca um jogador só porque ele é novo. Você coloca pelo seu rendimento e competência"

Dunga: "Os meus números foram os indícios que me chamara pra seleção brasileira. Injustiça, a gente usa muito essa palavra, mas não existe. Tanto que estamos aqui. Temos que passar, principalmente para as crianças, que temos de ter um perfil de ética, transparência... Isso não quer dizer que não cometemos erros, mas temos que tentar melhorar a cada minuto. Sempre me preocupei com minhas ações e em realizar meu trabalho da melhor maneira"

Dunga: "É um trabalho da conscientização. Não podemos cair de passar pro torcedor que somos os melhores, temos os melhores jogadores... Quando o adversário olha no teu olho e vê que tu não quer ganhar, ele ganha de você. Camisa do Brasil vai ser sempre respeitada. Nós temos que estar preparados e sermos melhores a cada dia. O adversário quer ganhar do Brasil, isso é notícia no mundo todo. Não podemos vender para o torcedor que vamos vencer a Copa do Mundo antes da Copa do Mundo"

Dunga: "Pelé é um mito. Não podemos querer que tenha um Pelé a cada dia. Um ídolo não se cria. O Brasil tem jogadores de grande talento, sempre vai ter. Temos que aliar a isso o trabalho, a humildade, o equilíbrio emocional. E passar para essas crianças que choraram, de mostrar para ela que a escola é uma coisa e a vida é outra. A vida não nos perdoa"

Dunga disse que a língua pode ser um dos obstáculos nas Eliminatórias: "Futebol arte existe. Vai ser difícil se classificar como sempre foi. Até porque somos o único país daqui a falar português, e isso é uma dificuldade a mais"

Dunga acredita que os brasileiros ainda têm carinho pela seleção mesmo após os 7 a 1: "O torcedor está machucado, mas o carinho ainda existe. Eles já me conhecem. Não vou vender um sonho, mas uma realidade. E a realidade precisa de muito trabalho. Você tem que conquistar a cada dia, cada minuto"

Dunga: "Você chegar a seleção brasileira é fantástico. Retornar é quase impossível. Mas como na vida não tem nada impossível, a coisa acontece. Se você for íntegro, fazer seu trabalho, as pessoas vão reconhecer"

Gilmar Rinaldi explicou como 'convenceu' Dunga a ser técnico do Brasil de novo: "Conheço o Dunga desde 1980 acho. Acompanhei a vida toda, e o conheço muito. Ele tem uma visão muito parecida com a minha. A seleção é algo muito importante pro povo. Então não é um convite, é uma convocação. Você esquece todas as outras variantes. Eu mudei tudo porque você não pode dizer não a um convite como esse"

Dunga falou sobre sua missão: "Na minha primeira passagem, foi pedido para resgatar o valor da camisa da seleção brasileira e obter resultados. Na segunda passagem, a tendência é prepararmos a seleção para 2018. Vamos ter no caminho a Copa América, e vamos encontrar seleções que melhoraram muito. Nossa maior ideia é preparar muito uma equipe para as Olimpíadas, que o Gallo vai estar no comando, e também para as Eliminatórias"

Dunga: "Estamos prontos para receber críticas e sugestões. Tudo que for bom para a seleção brasileira, vamos estar abertos para que possamos obter resultados. Estamos representando a seleção"

Dunga disse que vai tentar ter uma relação melhor com a imprensa: "Sou um ser humano e sei que tenho que melhorar muito no contato com as pessoas e com vocês jornalistas".

Dunga: "É uma felicidade imensa. Agradeço ao convite do presidente. Vamos trabalhar em conjunto com as categorias de base com a coordenação do Gallo. É importante que a partir dessa Copa não podemos colocar como terra arrasada, teve coisas boas".

Agora é a vez de Dunga, o novo treinador do Brasil.

Gilmar Rinaldi disse que conversou com muitos jogadores para buscar sugestões e disse que confia no trabalho coletivo: "Temos que basear tudo em três pilares: talento, trabalho e planejamento. Quanto a desconfiança de alguns, não adianta ser explicado, tem que ser mostrado"

Gilmar Rinaldi, coordenador das categorias da seleção brasileira, também fala: "Começamos agora efetivamente nosso trabalho para montar a comissão técnico, que não será divulgada hoje. A ideia é voltar algumas coisas que são importantes para o futebol. É importante para o jogador voltar a sentir um frio na barriga antes da convocação, saber que ele tem que estar bem para ser convocado"

José Maria Marin, presidente da CBF, explicou a escolha de Dunga em um pronunciamento inicial: "Conforme dissemos na última coletiva, vamos apresentar a vocês o novo técnico da seleção brasileira. Atleta que foi campeão do mundo, capitão de uma seleção campeã. Demonstrou capacidade para dirigir a seleção brasileira através de números. Foi uma escolha feita através de todos desta mesa, em uma demonstração de unidade e integração"

Dunga aparece com os dirigentes da CBF e senta-se à mesa para iniciar a entrevista coletiva

Dunga será apresentado como novo treinador da seleção brasileira às 11h

Atualização em 20s

UOL Cursos Online

Todos os cursos