Ao VivoMelhor do mundo Fifa 2016

  • Fifa 17467

Direto da Redação

  • Vídeos
  • Imagens
  • Infográficos
  • Todos

Encerramos aqui a cobertura ao vivo do The Best Fifa Football Awards 2016. Obrigado por acompanhá-la no UOL Esporte!

Por fim, o brasileiro Falcão conquistou um prêmio pelo conjunto da obra de sua carreira no futsal.

O prêmio Puskas foi para o malasiano Mohd Faiz Subri; o prêmio Fair Play para o Atlético Nacional; o prêmio das torcidas foi para um ato conjunto de torcedores do Liverpool e Borussia Dortmund.

O time do ano foi Neuer; Daniel Alves, Sergio Ramos, Piqué e Marcelo; Modric, Kroos e Iniesta; Messi, Suárez e Cristiano Ronaldo.

Recapitulando, Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador e Carli Lloyd a melhor jogadora; Claudio Ranieri o melhor técnico e Silvia Neid a melhor treinadora.

E com isso terminou a primeira edição do The Best Fifa Football Awards.

"Depois daquilo que ganhei na seleção e clube eu não tinha de dúvidas que ia ganhar esse prêmio. Ano magnífico a nível pessoal e coletivo. Jamais posso esquecer desse ano maravilhoso. Todos que votaram em mim, muito obrigado. Não tenho mais nada a dizer. Os prêmios falam por si mesmos. Queria que o Messi e os jogadores do Barça estivessem aqui", completou o português.

"Esse prêmio eu ainda não tinha. Tinha muitas coisas para dizer mas agora bloqueei. Agradecer em primeiro lugar os companheiros de seleção e real. O treinador que eu achava que tivesse ganho. À minha família, todo meu staff que está sempre presente nos bons e maus momentos. 2016 foi o melhor ano da minha carreira. Havia muitas dúvidas. Mas um troféu demonstrou que as pessoas não são cegas, veem os jogos", declarou o português.

E, conforme esperado, Cristiano Ronaldo foi eleito pela quarta vez como o melhor jogador do mundo! O presidente da Fifa, Gianni Infantino, entregou o troféu.

Hora de decidir quem foi o melhor jogador entre os homens! Cristiano Ronaldo é o favorito, mas tem como adversários o francês Antoine Griezmann e o argentino Lionel Messi.

Gabriel Batistuta subiu ao palco para anunciar a americana Carli Lloyd como vencedora entre as mulheres. A alemã Melanie Behringer era a favorita por ter conquistado o ouro da Olimpíada.

Pausa para mais uma apresentação musical.

Não deu para Marlone! O prêmio Puskas passou de Wendell Lira para o malasiano Mohd Faiz Subri.

"Como o Dani (Alves) falou, quando passa dos 30 a gente não sabe se pode mais. Estou com 39 anos sabendo que tudo que eu fiz durante a carreira valeu a pena. Estou aqui recebendo um prêmio , representando meu país. Recebendo respeito de jogadores, ex-jogadores. O futebol está aqui hoje. O mais bacana: tudo aos olhos dos meus filhos. Como brasileiro, agradecer toda solidariedade à Chapecoense. Recebo o prêmio em uma festa como a de hoje e posso olhar para trás e dizer que tudo valeu a pena", disse Falcão.

Andriy Shevchenko subiu ao palco para anunciar uma homenagem ao brasileiro Falcão, que disputou seu último mundial de futsal em 2016.

E a votação para o prêmio Puskas foi oficialmente encerrada. Será que Marlone leva?

O técnico agradece aos jogadores, torcedores e dirigentes. Ranieri chamou de "estranho" o ocorrido na última temporada no futebol inglês, que terminou com o pequeno Leicester como campeão.

E Claudio Ranieri é o vencedor do prêmio.

"Muito mais fácil jogar, ser técnico é muito difícil. Juntar tantas cabecinhas e colocá-las dentro de um campo de jogo é muito difícil. Para mim, foi certamente muito mais difícil do que jogar futebol. Jogar era como dormir, mas quando fui treinador, não podia nem andar nem dormir", disse Maradona.

Para entregar o prêmio, subiu ao palco o ex-jogador argentino Diego Armando Maradona.

Por último veio Fernando Santos, técnico da seleção portuguesa campeã da Eurocopa. O meio-campista André Gomes descreveu seu treinador.

Em segundo lugar veio Zinedine Zidane, campeão da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes pelo Real Madrid. Sergio Ramos falou sobre o treinador.

A apresentação começa com o surpreendente Claudio Ranieri, que dirigiu o Leicester rumo a um título inglês inédito. O capitão Wes Morgan falou sobre ele.

As treinadoras já foram. Agora é a vez do melhor técnico.

E o Atlético Nacional, representado pelo presidente Juan Carlos de la Cuesta, vence o prêmio Fair Play de 2016, pela solidariedade prestada à Chapecoense.

O vídeo destaca o apoio da torcida e do clube à Chapecoense e mostra partes da campanha do clube colombiano no Mundial de Clubes da Fifa. O Atlético Nacional abriu mão do título da Copa Sul-Americana, vencido pela Chape.

E as homenagens à Chapecoense abrem o prêmio Fair Play da Fifa, que dá destaque ao Atlético Nacional.

"Ano passado foi um sonho, porque o Real ganhou a Champions, meu país ganhou a Euro. Queria agradecer muito a meus companheiros e treinadores por um ano incrível", disse Cristiano Ronaldo.

No palco, somente Cristano Ronaldo e Griezmann. Lembrando que Messi não foi à Suíça.

Fim da pausa e apresentação dos três finalistas do prêmio de melhor jogador. Cristiano Ronaldo, Messi e Griezmann têm vídeos de seus feitos exibidos e intercalados com torcedores comentando sobre o desempenho dos atletas de seus times.

Pausa para mais uma apresentação musical.

Frank Rijkaard, ex-treinador do Barcelona, anunciou a vitória de Silvia Neid, campeã olímpica no comando da Alemanha em 2016. É seu terceiro prêmio de melhor treinadora.

Depois das jogadoras, é a vez das melhores treinadoras serem apresentadas. Lloyd falou de Jill Ellis, Behringer sobre Silvia Neid e Lotta Schelin sobre Pia Sundhage.

Agora a Fifa mostra um vídeo promovendo seus esforços para melhorar o futebol feminino, apresentando os torneios sub-17 e sub-20 das mulheres.

Marta agradeceu o carinho da torcida brasileira durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. "Eu conheço (essa premiação) mas é muito bom voltar de novo, sempre bom estar aqui. Foi muito especial, para todos os atletas, para todo o país. A gente pensou só em ganhar, mas a gente conseguiu envolver o país de uma maneira tão especial. Onde a gente passava as pessoas nos acolhiam."

Agora é a vez das mulheres! Marta, Lloyd e Behringer subiram ao palco para falar um pouco antes de saberem quem foi escolhida a melhor jogadora de 2016.

E o vencedor foi a dupla Liverpool e Borussia Dortmund, pelo mostrado nas arquibancadas em encontro na semifinal da Liga Europa 2015/16. As torcidas de ambos os clubes honraram as vítimas da tragédia de Hillsborough, que matou 96 pessoas.

Hora do prêmio aos torcedores. A russa Yelena Isinbayeva e o sul-africano Lucas Radebe participam da cerimônia, que colocou frente a frente torcedores do Liverpool e Borussia Dortmund, da Islândia e do clube holandês Ado Den Haag.

Momento in memoriam, com homanagens a Carlos Alberto Torres e Johan Cruyff, ícones do futebol nos anos 1970 e que morreram em 2016.

Depois da premiação, hora da selfie coletiva (sem o trio do Barça, ausente no prêmio).

"Penso que o melhor momento é o último momento, que é quando você passa dos 30 e as pessoas acham que depois dos 30 você não pode contribuir. Ainda posso dar muito no futebol, tenho muito valor para acrescentar nas competições e estamos muito satisfeitos de estar aqui. Estar aqui é um prazer sempre, que continue assim", disse Daniel Alves após receber a taça.

Além de Messi, os demais jogadores do Barcelona indicados optaram por não comparecer à premiação. Por isso, o capitão Iniesta gravou um vídeo justificando a ausência e recebendo o prêmio.

Neymar ficou fora do onze ideal do mundo, mas o que mais chama a atenção é a ausência de Antoine Griezmann, finalista do prêmio de melhor jogador, mas fora da seleção do ano.

O primeiro prêmio da noite é a seleção do ano, que conta com dois brasileiros: Daniel Alves e Marcelo. A seleção completa é: Neuer; Dani Alves, Piqué, Sergio Ramos e Marcelo; Modric, Kroos e Iniesta; Messi, Suárez e Cristiano Ronaldo.

O ex-jogador japonês Hidetoshi Nakata e a jogadora alemã Nadine Kessler subiram ao palco para continuação da apresentação.

A Fifa avisa: ainda dá para votar no gol de Marlone para o prêmio Puskas. Resta uma hora para a eleição online ser encerrada.

O troféu do The Best Fifa Football Awards é o destaque neste começo de cerimônia. A taça foi redesenhada desde a separação da Fifa e da Bola de Ouro, união que durou de 2010 a 2015.

Aplausos para os músicos e entram em cena a atriz Eva Longloria e Marco Schreyl, os apresentadores da noite.

Além de Marta, o corintiano Marlone é o outro brasileiro indicado a um prêmio individual no The Best Fifa Football Awards 2016. Ele disputa com a venezuelana Daniuska Rodríguez e o malaio Mohd Faiz Subri o Puskas, dado ao gol mais bonito do ano.

A cerimônia já começou. Antes de qualquer figurão subir no palco para falar, temos uma apresentação musical.

Entre as equipes femininas, apenas treinadoras chegaram à decisão. Jillian Ellis (EUA), Silvia Neid (Alemanha) e Pia Sundhage (Suécia) são as finalistas.

Entre os técnicos, a briga é somente entre europeus. Claudio Ranieri (Leicester), Fernando Santos (Portugal) e Zinedine Zidane (Real Madrid) são os finalistas.

Entre as mulheres, a brasileira Marta tenta conquistar seu sexto prêmio de melhor do mundo, mas terá a forte competição de Carli Lloyd e da alemã Melanie Behringer.

Sinal de derrota? Vencedor do prêmio da Fifa em cinco ocasiões, Messi não foi a Zurique para o evento. Dos três finalistas entre os homens, apenas Cristiano Ronaldo e Antoine Griezmann compareceram ao local.

Todos os jogadores já estão no luxuoso Kameha Grand Zurich, hotel em Zurique (Suíça) onde a premiação tem início previsto às 15h30 (de Brasília)

"Marta é incrível. Muito respeito por ela, ela ninguém está no nível dela. Uma tremenda jogadora, ótimo estar aqui com a Marta", disse ao SporTV a americana Carli Lloyd, atual melhor do mundo entre as mulheres.

Marcelo se disse feliz de estar na premiação representando o Real Madrid e o Brasil e exaltou Cristiano Ronaldo e Zidane, indicados a melhor jogador e melhor técnico: "Merecem muito porque a gente sabe o quanto eles trabalham no clube. Espero que os dois ganhem."

Figurinha carimbada nos eventos, Daniel Alves disse ao SporTV que não faz reservas antecipadas em hotéis na Suíça. "Só trabalho bem, tentar que esse reconhecimento seja uma forma de seguir fazendo o que eu fiz durante toda minha vida, que é trabalhar muito e tentar ter uma carreira sólida. A solidez deixa você estar em momentos como esse."

Finalista entre os homens, Griezmann elogiou Messi e Cristiano Ronaldo ao SporTV: "Feliz de estar aqui, aproveito cada momento desses eventos. Represento meus companheiros de clube e seleção. Graças a eles estou aqui. Tento dar o melhor possível. Messi e Cristiano são os melhores, não tem ninguém que possa superá-los, então temos que esperar um pouco."

Indicada entre as melhores mulhers, Marta falou no "tapete verde" ao SporTV: "Estar aqui novamente é sem dúvida um motivo de alegria, emoção, por mais que seja a décima terceira ou quarta a vez. É sempre uma emoção, muito bom estar aqui. Eu trago um trabalho que eu venho fazendo ao longo dos anos, não só na seleção, mas nos clubes. Sempre lembrando que nossa modalidade precisa de apoio."

Maradona sobre o presidente Gianni Infantino: "Vai fazer muitas coisas para olhar pelo futebol e isso deixa todo mundo muito feliz, ontem tivemos uma espécie de pequeno jogo e a gente se divertiu muito, a gente olhar o futebol depois de tudo o que foi, o que foi roubado, toda a corrupção, receber gente nova, caras novas, faz a gente acreditar que o futebol pode melhorar. É isso que todos buscamos."

O brasileiro Ronaldo compareceu ao evento e falou no "tapete verde": "Ver o carinho da gente é muito bom, só tenho a agradecer ao futebol por isso. É importantíssimo a gente ver o novo comportamento da Fifa"

Boa tarde, internauta! Acompanhe aqui todos os detalhes do The Best Fifa Football Awards, a nova premiação de melhor do mundo da Fifa.

Atualização em 20s

UOL Cursos Online

Todos os cursos