Convocação da seleção brasileira

Tite convoca jogadores para o 'Jogo da Amizade' contra a Colômbia no dia 25, no Engenhão

"Se tivesse que escolher um jogo meu para não ter vencedor, seria esse. Mas, ao mesmo tempo, não vou retirar a ambição e valorização dos atletas para a seleção brasileira. Nem o atelta brasileiro, nem o colombiano. Mas também temos que ter lealdade, uma coisa limpa, do jogo. Dá para preservar esse meu sentimento interno, meu particular, e outro da seleção e dos atletas. Dá para ficar com os dois".

"Para mim, o jogo aqui, pelas Eliminatórias, já mostrou que essa rivalidade já passou (entre Brasil e Colômbia). Vai ter competição, mas dá para ser leal. Queremos repetir aquele padrão. Forte, competitivo, mas de futebol. O esporte é a maneira mais barata de se educar. Quando tu olha para dentro do campo e vê que alguém foi melhor, isso passa uma mensagem. Queremos passar desta mesma forma".

"Para mim, torceria pelo empate. Mas, em nenhum momento, vou tirar do atleta a vontade de mostrar serviço e querer voltar à seleção mais para frente."

"Muita qualidade técnica dos dois. Por exemplo, o Atlético-MG disse: 'o Robinho voltou voando'. Cara, a gente planta. Foi um dos goleadores do Brasileirão. Por tempo jogado, ele é o goleador do Atlético-MG, o quarto do Brasil. Ele virou um fazedor de gols... O Diego já falei também...", disse Tite sobre a dupla Robinho e Diego.

"Eu vou abrir meu coração. A primeira coisa que me vem a cabeça é a homenagem do Atlético Nacional. Pensava que não iam colocar tanta gente no estádio... Quando vi as ruas lotadas, me arrepiou. A gente não precisa de uma desgraça para colocar o lado humano para fora. Agora é uma oportunidade nossa de fazer o mesmo, de mostrar carinho, paixão. É importante ser feita", disse Tite sobre a fraca venda de ingressos para a partida.

"Não teve nenhum pedido. Pedimos informações sobre 48 atletas. Todos os clubes foram solícitos conosco. Ninguém pediu para não convocar algum jogador", explicou o preparador físico Fábio Mahseredjian.

"A composição das equipes eu fiquei atento ao número de atletas de quem foi campeão, vice... Poderia estar o Zeca, mas está concorrendo com Jorge e Fábio Santos... Falei do Ricardo Oliveira... O Gabriel Jesus estaria, o Mina, se fosse brasileiro. O Moisés estaria aqui, se fosse só pela parte técnica, mas tivemos outras informações sobre o atleta".

"Nós falamos com o Pekerman (técnico da Colômbia) ontem. Fiz questão de agradecer ao povo colombiano através dele. Por ele ter aceitado o jogo, de ser uma forma de homenagem à Chapecoense."

"Sim. Absolutamente sim. (Podem sonhar com convocação na seleção "principal"). Não vejo a idade como um impeditivo. Estão inseridos tanto os mais jovens, até os mais velhos... Tanto para o Jorge (do Flamengo) quanto para o Robinho (do Atlético-MG).

"Desempenho técnico. O Diego Souza jogou todos os jogos pelo Sport. Quase que como um atacante, traduzindo isso em gols. Ele tem essa virtude. Qualidade é o que acaba contando. O Diego voltou (do Flamengo). Tem muita qualidade, assistência... São merecedores".

"Foi muito difícil ser justo, estabelecer critérios... Vou te dar um exemplo. Santos fez um extraordinário trabalho, se eu pudesse chamava o Ricardo Oliveira, que está no departamento médico. Também poderia chamar o Dorival Júnior e Cuca, que fizeram ótimos trabalhos."

"Serve sim (para a seleção principal). É uma possibilidade real de avaliação e vamos levar em consideração, sim. Em nenhum momento vou retirar a ambição do atleta."

Começa a entrevista coletiva do técnico Tite

ATACANTES: Dudu (Palmeiras), Luan (Grêmio), Robinho (Atlético-MG) e Diego Souza (Sport)

MEIO-CAMPISTAS: Gustavo Scarpa (Fluminense), Willian Arão (Flamengo), Lucas Lima (Santos), Camilo (Botafogo), Diego (Flamengo), Henrique (Cruzeiro), Rodriguinho (Corinthians) e Walace (Grêmio)

ZAGUEIROS: Rodrigo Caio (São Paulo), Pedro Geromel (Grêmio), Luan (Vasco) e Vitor Hugo (Palmeiras)

LATERAIS: Fagner (Corinthians), Jorge (Flamengo), Fábio Santos (Atlético-MG) e Marcos Rocha (Atlético-MG)

GOLEIROS: Alex Muralha (Flamengo), Danilo Fernandes (Internacional) e Weverton (Atlético-PR)

A ideia do treinador da seleção brasileira é valorizar a parte física na lista deste amistoso no Rio de Janeiro. Os clubes nacionais se encontram em pré-temporada, com os atletas ainda longe do ideal para um compromisso de nível internacional.

Na lista, alguns nomes já conhecidos das últimas convocações não devem ficar de fora. É o caso dos "brasileiros" Weverton, do Atlético-PR, Fagner, do Corinthians, Geromel, do Grêmio, e Rodrigo Caio, do São Paulo.

A convocação, realizada de maneira inesperada pelas circunstâncias de um jogo que não estava no calendário do ano, terá apenas jogadores que atuam no futebol brasileiro e mostrará uma nova realidade de Tite e sua comissão técnica.

Olá internauta do UOL. Acompanhe a partir das 11h a convocação da seleção brasileira para o amistoso contra a Colômbia no dia 25, no Engenhão.

UOL Cursos Online

Todos os cursos