Topo

Elisangela Adriano destoa e prioriza o Pan-Americano por despedida gradativa

No Pan de 2007, no Rio de Janeiro, Elisangela Adriano faturou o bronze no arremesso de peso - Caio Guatelli/Folhapress
No Pan de 2007, no Rio de Janeiro, Elisangela Adriano faturou o bronze no arremesso de peso Imagem: Caio Guatelli/Folhapress

Roberta Nomura

Em São Paulo

20/01/2011 18h06

A prioridade de 2011 no atletismo é o Mundial de Daegu, na Coreia do Sul. Não para Elisângela Adriano. A veterana de 38 anos destoa do discurso da maioria dos atletas e foca nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. A justificativa é uma despedida gradual até o adeus definitivo ao esporte nas Olimpíadas de Londres-2012.

“Eu já participei de muitos Mundiais. Em 2009, eu fui já pensando que era o meu último. Pode até ser que o deste ano seja o último, mas não é minha prioridade. Quero focar no Pan”, afirmou Elisângela Adriano ao UOL Esporte.

Atleta do arremesso de peso e do lançamento de disco, Elisangela Adriano pode disputar seu quarto Pan-Americano – esteve em Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007. “Eu já me despedi do Mundial, agora quero fazer isso no Pan e, por fim, na Olimpíada”

E é justamente no torneio intercontinental, que ela soma os resultados mais expressivos da carreira: ouro no lançamento de disco em 1999, prata no arremesso de peso em 2003 e bronze no lançamento de disco em 2007.

A veterana de 38 anos para após as Olimpíadas de Londres-2012 e diz já ter se acostumado com a ideia. “Já está bem mais fácil agora. Antes eu falava que ia parar em tal data, mas ia analisar antes. Agora, não”, contou. Mas antes da aposentadoria definitiva, Elisângela Adriano quer melhorar sua marca pessoal no lançamento de disco, os 61,96 m obtidos em 1998.

Embora o feito seja antigo, a atleta paulista diz acreditar em melhora e quer chegar nos 62 m. “Faltam detalhes. E acertar a mão na competição certa. Se eu conseguir, dá para buscar mais uma medalha no Pan mesmo com as cubanas e norte-americanas na briga”, finalizou.