Topo

Troféu Brasil começa com 15 torcedores, passeata sindical e recorde sul-americano

Alexandre Sinato

Em São Paulo

03/08/2011 17h20

O Troféu Brasil é o principal campeonato interclubes de atletismo da América Latina e última chance para os brasileiros conseguirem índice para o Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, no final do mês. Mas poucos sabem disso fora do esporte. Nesta quarta-feira, primeiro dia de disputa, 15 torcedores foram ao Ibirapuera prestigiar o evento. A grande movimentação na região foi causada por um protesto sindical.

APÓS DOPING E COM CHEGADA À LA BOLT, LINS DESABAFA COM PALAVRÃO NOS 100 M

Bruno Lins Tenório foi o primeiro atleta do escândalo de doping de 2009 a competir no Troféu Brasil deste ano, em São Paulo. E ele esbanjou marra ao vencer a segunda série eliminatória. Cruzou a linha olhando para o lado, no melhor estilo Usain Bolt, e soltou um palavrão: “p..., sai zica”. Tudo para desabafar após dois anos suspenso.

Palco da competição, o estádio Ícaro de Castro Melo, vizinho ao Parque do Ibirapuera, transformou-se em zona de dispersão. Uma passeata organizada por centrais sindicais partiu do estádio do Pacaembu e seguiu em direção à Assembleia Legislativa, também vizinha ao estádio.

Cerca de 15 mil pessoas participaram da manifestação, segundo a Polícia Militar. O trânsito na região ficou bastante complicado e teve algumas vias importantes interditadas. Tamanha movimentação, contudo, ficou restrita aos arredores do Ícaro de Castro.

Dentro do estádio, a torcida foi minoria. Na realidade, encontrar um torcedor foi missão difícil. Quinze pessoas acompanharam o primeiro dia quando a reportagem fez a contagem no meio da tarde. Exceção feita a alguns curiosos, os demais eram parentes de competidores.

“Vim de Duque de Caxias acompanhar meu marido no salto em distância. Costumo dar sorte para ele. Sempre que é possível viajo para apoiá-lo”, disse Edna Mello, mulher de Rafael Mello.

A entrada para o Troféu Brasil é gratuita todos os dias. As competições começaram nesta quarta-feira e vão até domingo. A expectativa é por um público maior apenas no final de semana.

Recorde e vaga no Mundial

A fundista Simone Alves da Silva foi o destaque individual desta quarta-feira. Ela venceu a final dos 10.000, quebrou os recordes brasileiro e sul-americano, que duravam quase 18 anos. Com 31min16s56, ainda conquistou o índice para o Mundial da Coreia do Sul.

“Estou muito feliz. Vim treinando forte nos últimos dois meses para conseguir melhorar minha marca. Faltando 2 km o frio apertou, mas coloquei na cabeça que era a hora de enfrentá-lo para terminar logo com isso”, comemorou Simone, chorando.