Topo

STJD confirma advertência a Geisa Arcanjo após doping no Mundial Juvenil

Geisa Arcanjo conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso no Mundial Juvenil em 2009 - Divulgação/CBAt
Geisa Arcanjo conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso no Mundial Juvenil em 2009 Imagem: Divulgação/CBAt

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/08/2011 08h37

Na noite da última terça-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), decidiu de maneira unânime manter apenas a advertência a atleta do arremesso de peso, Geisa Arcanjo, aplicada pela Comissão Disciplinar Nacional (CDN).

Geisou testou positivo para a substância Hidroclorotiazida, um diurético proibido pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo), durante o Mundial Juvenil de Atletismo de Moncton, no Canadá, em julho do ano passado.

A atleta ficou com a medalha de ouro no arremesso de peso na competição, se tornando a primeira brasileira a vencer uma prova no Mundial. No torneio no Canadá, Geisa alcançou a marca de 17m02 e superou as chinesas Qiangian e Shuang Cui.

Na época, Geisa afirmou que tinha feito uso de produtos para emagrecimento, como chá verde e óleo de cártamo, sem informar a comissão técnica.

A decisão do STJD afirma que os membros no Tribunal entendem que “a substância encontrada não trouxe ganho de rendimento para a atleta”. O caso foi parar no Tribunal após a Agência Nacional Antidoping (ANAD) entrar com recurso contra a decisão da CDN.