Topo

Top 5: Entenda como Fabiana Murer cresceu desde Pequim e virou campeã mundial

Fabiana Murer se estica para evitar o sarrafo durante a final do salto com vara em Daegu - Lee Jin-man/AP
Fabiana Murer se estica para evitar o sarrafo durante a final do salto com vara em Daegu Imagem: Lee Jin-man/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/08/2011 13h55

Em 2008, Fabiana Murer chamou a atenção durante os Jogos Olímpicos de Pequim quando perdeu algumas de suas varas na final e desabou em lágrimas por conta da frustração. A imagem chorosa e frágil ficou para trás. Campeã mundial nesta terça-feira em Daegu, na Coreia do Sul, ela mudou sua imagem desde então e chegou aonde queria.

Veja, na lista abaixo, como ela conseguiu essa evolução:

ENTENDA COMO FABIANA MELHOROU DESDE PEQUIM E VIROU CAMPEÃ MUNDIAL

Caio Guatelli/FolhapressPostura
Em Pequim, Fabiana viveu um drama quando algumas de suas varas sumiram durante a final da sua prova, no estádio Ninho de Pássaro. A atleta se descontrolou, ficou visivelmente irritada e chorou muito. A falta de concentração após o imprevisto foi crucial no seu desempenho. Desde então, ela passou a se controlar mais, com frieza. Uma postura diferente daquela demonstrada na China.
Ajuda de luxo
Fabiana Murer já conta com o auxílio de Vitaly Petrov desde 2001. O russo já treinou Sergei Bubka e era o tutor de Yelena Isinbayeva. A brasileira diz que “reaprendeu a saltar” quando conheceu a filosofia de Petrov. Só que desde 2008 a relação se intensificou. As clínicas dele no Brasil e suas idas à Europa tornaram-se constantes, até pelo fim da parceria do russo com Isibayeva. Nesta terça, Petrov estava na arquibancada ao lado de Élson Miranda, seu técnico “oficial”.
Agência Luz/ BM&FBOVESPA/Divulgação
DivulgaçãoNova técnica
Já experiente, Fabiana teve de aprimorar sua técnica para atingir metas maiores. No ano passado, após vencer o mundial indoor em Doha, no Qatar, ela revelou que, por influência de Vitaly Petrov, ia começar a mudar detalhes de seu salto. Ela mexeu em coisas simples como a posição de sua mão esquerda no início da corrida.
Queda das rivais
A concorrência também ajudou Fabiana Murer, inegavelmente. Além de Isibayeva, dominante no salto com vara até o Mundial de 2009, em Berlim, outras também caíram. A russa chegou a se afastar temporariamente do atletismo, mudou de técnico e ainda não voltou à velha forma. A polonesa Anna Rogowska, a norte-americana Jennifer Suhr e a russa Svetlana Feofanova também não estão na sua melhor forma e abriram caminho para a brasileira conquistar seu título em Daegu.
Marwan Naamani/AFP
Agência Luz/ BM&FBovespa/DivulgaçãoConquistas e confiança
Depois de anos como coadjuvante das maiores estrelas de sua prova, Fabiana Murer assumiu a condição de protagonista. No ano passado, ela inaugurou sua galeria de grandes títulos com o mundial indoor, batendo algumas de suas principais rivais. No fim de 2010, ainda venceu a Liga de Diamante, que compila resultados de etapas divididas ao longo de todo o ano. As conquistas deram mais confiança à brasileira, que entrou com status de favorita em Daegu, na Coreia do Sul.

 

CONFIRA O SALTO QUE DEU O OURO A FABIANA MURER NO MUNDIAL DE DAEGU