Topo

Modelo e formada em Direito, namorada de Oscar Pistorius iria estrelar reality show

Reeva Steenkamp em foto de junho de 2012, em seu país natal, a África do Sul - EFE/Timothy Bernard
Reeva Steenkamp em foto de junho de 2012, em seu país natal, a África do Sul Imagem: EFE/Timothy Bernard

Do UOL, em São Paulo

14/02/2013 13h00

Reeva Steenkamp, a namorada de Oscar Pistorius que foi assassinada nesta quinta-feira pelo corredor a tiros, iria estrelar um reality show na televisão sul-africana a partir do próximo final de semana. Modelo e formada em Direito, ela tinha 29 anos e parecia empolgada com o dia dos namorados, que é comemorada em 14 de fevereiro em alguns lugares do mundo.

No Twitter, um de seus últimos comentários foi: "O que vocês têm nas mangas para surpreender seus namorados amanhã?", o que causou a suspeita de que ela teria entrado na casa de Pistorius para uma surpresa da data, o que poderia ter feito o atleta ter pensado que se tratava de um invasor.

No próximo final de semana, ela começaria a aparecer no programa "Tropikal Island of Treasure", no qual equipes de celebridades e participantes anônimos competem em locais exóticos por um prêmio não revelado. Ela também já havia trabalhado como apresentadora no canal Fashion TV.

Como modelo, ela trabalhava pela "SA Beauty", uma agência sul-africana, e costumeiramente aparecia na "FHM", uma revista voltada para o público masculino no Reino Unido. No Twitter, ela se descrevia como "modelo da SA, garota da capa da FHM, celebridade participante do 'Tropika Island of Treasure', graduada em Direito, embaixadora e filha de Deus".

Natural da Cidade do Cabo, ela morava em Pretoria, assim como Pistorius, em razão de um contrato com a Avon, para quem modelava. Foi lá que conheceu o corredor. Foi vista com Pistorius pela primeira vez em novembro de 2012, em um prêmio de esportistas da África do Sul, mas à época ambos negaram o namoro.

Antes de Reeva, Pistorius havia assumido apenas um namoro, com uma estudante sul-africana chamada Samantha Taylor. Porém, constantes boatos o ligavam a outras mulheres.

Após sua morte nesta quinta-feira, sua agente, Sarit Tomlinson, declarou que Reeva era uma pessoa querida por todos. "O ser humano mais doce na Terra. Uma garota talentosa e brilhante. Uma estrela em ascensão."

Em uma entrevista recente à "FHM", Reeva se descreveu como uma pessoa "apaixonada por carros e livros, que prefere passar seus dias de folga lendo e passando tempo com a família e pessoas queridas." 

Via Twitter, constantemente divulgava mensagens contra o estupro - fato repetido em um de seus último tuítes, horas antes de sua morte. 

Reeva acabou assassina nesta quinta-feira por Pistorius, com um tiro na cabeça e outro no braço. Segundo a polícia, outros dois tiros podem ter sido disparados, mas não acertaram na modelo. Há a possibilidade de Pistorius ter feito os tiros acidentalmente, ou por acreditar que se tratava de um invasor, já que o fato ocorreu por volta das 4h.

Mesmo assim, a polícia sul-africana já acusou formalmente Pistorius de assassinato. Ele deverá se apresentar à Justiça na sexta-feira, e passará esta noite na prisão.

PISTORIUS MATA NAMORADA A TIROS AO CONFUNDI-LA COM LADRÃO