Topo

Oscar Pistorius é detido suspeito de matar a namorada a tiros

Do UOL, em São Paulo

14/02/2013 05h54

O atleta paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius, de 26 anos, foi detido na madrugada desta quinta-feira sob a suspeita de matar a tiros a namorada, a modelo Reeva Steenkamp, de 29 anos, em sua casa, em Pretória. Segundo informações da imprensa local, ele teria confundido a companheira com um assaltante - porém, a polícia já divulgou que acusou Pistorius formalmente de assassinato. A namorada de Pistorius foi atingida na cabeça e no braço e morreu na hora. 

Ele foi detido após uma mulher ser encontrada morta na casa do atleta, no luxuoso condomínio Silver Woods, na capital sul-africana. Pistorius passará a noite preso. "Encontramos uma pistola 9 milímetros no local. Um homem de 26 anos foi levado sob custódia", disse à agência Reuters a porta-voz policial Katlego Mogale, sem, no entanto, fornecer mais detalhes sobre o caso.

Quando a polícia chegou à casa de Pistorius, os paramédicos já haviam declarado Reeva morta. Ela, além de modelo, era formada em Direito e estrelava atualmente um reality show na televisão da África do Sul.

Segundo a polícia local, há um histórico de acidentes domésticos na casa de Pistorius, mas que nada será revelado e os dados serão usados apenas durante a investigação.

O jornal sul-africano Mail & Guardian divulgou ter tentado entrar em contato com Pistorius e com o agente do atleta, mas todas as chamadas caíram na caixa-postal. O pai de Pistorius, porém, declarou que o filho está "muito triste" com o ocorrido, mas que qualquer anúncio oficial só poderá ser feito pelo filho.

Ofentse Mogawane, companheiro de Pistorius na equipe de revezamento 4x400 m da África do Sul, disse ao jornal City Press que conversou com Pistorius e o atleta se mostrou em choque com o ocorrido: "Liguei para Oscar por volta de 6h e ele não tinha muito o que falar, parecia em choque, assim como eu."

Em nota em seu site, o comitê olímpico do país afirmou não ter mais informações além das divulgadas pela imprensa e que ainda não possui uma posição oficial sobre o caso. Também desejou condolências à família de Reeva.

Ídolo do atletismo, Pistorius - também chamado de "Blade Runner" - usa próteses de fibras de carbono nas pernas. Ele foi o primeiro atleta amputado das duas pernas a competir em Olimpíada. Em Londres, ele alcançou as semifinais da prova dos 400 m - ele também fez parte da equipe de revezamento 4x400 m da África do Sul.

Já nas Paraolimpíadas, Pistorius saiu com dois ouros na categoria T-44, na prova de 400 m e no revezamento 4x100 m. Ficou com a prata nos 200 m, na qual foi derrotado pelo brasileiro Alan Fonteles, em prova espetacular. Pistorius liderava até os últimos metros, quando Fonteles conseguiu ultrapassá-lo em incrível arrancada. Depois da disputa, Pistorius chegou a reclamar das próteses do brasileiro, mas posteriormente pediu desculpas.

Outra polêmica na qual o sul-africano esteve envolvido ocorreu durante o Mundial de atletismo de 2011, em Daegu, na Coreia do Sul. Ele correu as eliminatórias da prova de revezamento 4x400 m pela equipe de seu país, mas foi deixado de fora da final por ter o tempo mais fraco da equipe.  ele chegou a reclamar via Twitter, mas depois parabenizou os companheiros pela prata conquistada - ele também levou a medalha para casa, já que correu antes da final.

REEVA STEENKAMP, NAMORADA DE OSCAR PISTORIUS

  • A modelo Reeva Steenkamp, 29, foi morta nesta quinta-feira com dois tiros possivelmente acidentais. Reeva teria entrado em casa para fazer uma surpresa de dia dos namorados para Pistorius, data que é comemorada no dia 14 de fevereiro em alguns países – foi o que deu a entender um tuíte da modelo feito na última quarta: “O que vocês farão para surpreender seu amor amanhã?.” Modelo, ela participava de um reality show na televisão sul-africana atualmente e era formada em Direito.

 

PISTORIUS MATA NAMORADA A TIROS AO CONFUNDI-LA COM LADRÃO