Topo

Polícia acusa Pistorius de assassinato; amigo diz que atleta está chocado

Das agências internacionais

Em Pretória (África do Sul)

14/02/2013 10h36

O sul-africano Oscar Pistorius, 26, uma das maiores estrelas do atletismo paraolímpico, foi acusado formalmente pela polícia do país de ter assassinado a namorada Reeva Steenkamp a tiros nesta quinta-feira. Ele foi detido pela polícia e passará a noite desta quinta-feira na prisão. Pistorius terá que se apresentar à Justiça na sexta-feira.

Steenkamp, 29, uma modelo sul-africana, foi morta com um tiro no braço e um na cabeça na casa de Pistorius. Atendida por paramédicos, morreu no local antes da polícia chegar. Como sua família mora em outra cidade e ainda não pôde reconhecer o corpo, a polícia não confirma de forma oficial que se trata da modelo.

"Posso confirmar que o detido foi acusado. Ele foi acusado por assassinato", disse Katlego Mogale, porta-voz da polícia de Pretória, cidade da África do Sul onde o crime foi cometido.

Ofentse Mogawane, companheiro de Pistorius na equipe de revezamento 4x400 m da África do Sul, afirmou à imprensa do país que conversou com Pistorius por volta das 6h desta quinta e disse que o astro paraolímpico estava "chocado" com o ocorrido: "Liguei para Oscar por volta de 6h e ele não tinha muito o que falar, parecia em choque, assim como eu."

"Sempre vi Oscar como uma pessoa humilde e que cativava as pessoas ao seu redor. O que aconteceu foi um azar e ele precisa de apoio neste momento. As pessoas não devem julgá-lo até que todos saibamos a história completa", completou Ofentse.

O pai de Pistorius também declarou que o atleta estava triste, mas afirmou que não sabe nada do ocorrido além do já divulgado pela mídia. "Quem pode dar uma declaração oficial é apenas Oscar", afirmou.

As circunstâncias do crime ainda não foram reveladas. Segundo informações iniciais, Pistorius teria atirado na namorada por suspeitar que se tratava de um ladrão que invadia sua residência. A polícia sul-africana não confirmou esta informação, mas afirmou que existe um histórico de incidentes domésticos na casa de Pistorius, e que isso será levado em conta nas investigações.

Ídolo do atletismo, Pistorius - também chamado de "Blade Runner" - usa próteses de fibras de carbono nas pernas. Ele foi o primeiro atleta amputado das duas pernas a competir em Olimpíada. Em Londres, ele alcançou as semifinais da prova dos 400 m - ele também fez parte da equipe de revezamento 4x400 m da África do Sul.

Já nas Paraolimpíadas, Pistorius saiu com dois ouros na categoria T-44, na prova de 400 m e no revezamento 4x100 m. Ficou com a prata nos 200 m, na qual foi derrotado pelo brasileiro Alan Fonteles, em prova espetacular. Pistorius liderava até os últimos metros, quando Fonteles conseguiu ultrapassá-lo em incrível arrancada. Depois da disputa, Pistorius chegou a reclamar das próteses do brasileiro, mas posteriormente pediu desculpas.

Outra polêmica na qual o sul-africano esteve envolvido ocorreu durante o Mundial de atletismo de 2011, em Daegu, na Coreia do Sul. Ele correu as eliminatórias da prova de revezamento 4x400 m pela equipe de seu país, mas foi deixado de fora da final por ter o tempo mais fraco da equipe.  ele chegou a reclamar via Twitter, mas depois parabenizou os companheiros pela prata conquistada - ele também levou a medalha para casa, já que correu antes da final.

REEVA STEENKAMP, NAMORADA DE OSCAR PISTORIUS

  • A modelo Reeva Steenkamp, 29, foi morta nesta quinta-feira com dois tiros possivelmente acidentais. Reeva teria entrado em casa para fazer uma surpresa de dia dos namorados para Pistorius, data que é comemorada no dia 14 de fevereiro em alguns países ? foi o que deu a entender um tuíte da modelo feito na última quarta: "O que vocês farão para surpreender seu amor amanhã?." Modelo, ela participava de um reality show na televisão sul-africana atualmente e era formada em Direito.

PISTORIUS MATA NAMORADA A TIROS AO CONFUNDI-LA COM LADRÃO