Topo

Pistorius teria ligado para amigo e dito: "Matei meu bebê"; corpo de modelo será cremado terça-feira

O corpo de Reeva Steenkamp será cremado na próxima terça-feira - EFE/Timothy Bernard
O corpo de Reeva Steenkamp será cremado na próxima terça-feira Imagem: EFE/Timothy Bernard

Das agências internacionais

Em Pretória (África do Sul)

17/02/2013 12h46

O caso Oscar Pistorius, que ganhou novos contornos neste domingo, quando a polícia sul-africana revelou que encontrou um taco de críquete coberto de sangue na casa do velocista, parece estar longe de ter todos seus detalhes revelados. Também neste domingo, foi a vez do jornal inglês The Sun revelar que Pistorius teria ligado para um amigo logo após o assassinato de sua namorada e dito: "Matei meu bebê".

O jornal afirma que Pistorius telefonou para o amigo, chamado Justin Divaris, antes mesmo de ligar para o serviço de emergência. Quando o colega chegou na casa do corredor, Steenkamp já estava morta. De acordo com Divaris, o corpo da modelo teria ficado por uma hora na casa antes dos policiais o levarem.

A ligação teria ocorrido por volta das 4h. Informações preliminares davam conta de que os tiros disparadas por Pistorius contra Reeva teriam acontecido por volta das 5h.

O corpo de Reeva Steenkamp será cremado na próxima terça-feira em Port Elizabeth, sua cidade natal, mesmo dia em que Pistorius voltará ao tribunal de Pretória para prestar depoimento. A decisão foi anunciada pela família de Steenkamp neste domingo. 

Reeva Steenkamp foi encontrada morta na madrugada da última quinta-feira, na casa de Oscar Pistorius, em Petroria, após levar quatro tiros. Pouco tempo depois, o atleta foi detido pela polícia e acusado de ter sido autor dos disparos. De acordo com a polícia local, que não aceita fiança, não existe a possibilidade de Pistorius ter confundido a namorada como um ladrão.

Ídolo do atletismo, Pistorius - também chamado de "Blade Runner" - usa próteses de fibras de carbono nas pernas. Ele foi o primeiro atleta amputado das duas pernas a competir em Olimpíada. Em Londres, ele alcançou as semifinais da prova dos 400 m - ele também fez parte da equipe de revezamento 4x400 m da África do Sul.

ENTENDA O CASO PISTORIUS


  • - Oscar Pistorius, 26 anos, considerado o maior atleta paraolímpico de todos os tempos, e o único a conseguir disputar as Olimpíadas (chegou às semifinais dos 400 m em Londres 2012), foi acusado formalmente pela polícia na última quinta-feira de ter assassinado a tiros a namorada, a modelo Reeva Steenkamp, 29, em sua casa na cidade de Pretória, na África do Sul.

    - O corpo de Steenkamp foi encontrado por volta de 5h de quinta-feira por paramédicos que, antes mesmo da polícia chegar ao local, declararam que Reeva estava morta. Ela foi atingida com um tiro na cabeça e outro no braço. Os jornais sul-africanos diziam, logo pela manhã, que o atleta era o autor do crime, por - supostamente ter confundido Reeva com um bandido. A polícia negou o fato em um primeiro momento.

    - A imprensa local diz que Pistorius dorme com uma pistola e com uma metralhadora ao lado da cama. Outra teoria seria de que Reeva preparava uma surpresa de dia dos namorados (14 de fevereiro é o "Valentine's Day" em muitos lugares pelo mundo) e teria entrado na casa sem avisar. Pistorius foi levado pela polícia para prestar depoimento, e acabou ficando detido até esta sexta-feira, dia em que se apresentou à Justiça.