Topo

Promotor diz que Pistorius colocou próteses antes de atirar; defesa nega assassinato

Do UOL, em São Paulo

19/02/2013 07h00

Oscar Pistorius voltou ao tribunal nesta terça-feira para o julgamento do pedido de fiança no caso em que é acusado de assassinar a modelo Reeva Steenkamp. Em relatório, o promotor Gerrie Nel voltou a acusar o atleta de premeditar a morte da namorada e afirmou que há indícios de que o atleta colocou suas próteses e se levantou da cama antes de atirar.

O relatório da promotoria, divulgado pela agência de notícias local eNCA, acusa Pistorius de “disparar e matar, de forma premeditada, uma mulher inocente e desarmada”. Ainda acusa o ex-atleta de atirar em Steenkamp através da porta do banheiro, onde a modelo buscou refúgio após suposta discussão, após uma discussão entre o casal.

CONFIRA A VERSÃO DA PROMOTORIA PARA O CRIME

  • REUTERS/Siphiwe Sibeko

    - Oscar Pistorius e a namorada Reeva Steenkamp estavam no quarto
    - Os dois discutiram e a modelo foi para o banheiro, trancando-se lá
    - Pistorius colocou suas próteses, levantou-se da cama e foi em direção ao banheiro
    - Armado, Pistorius disparou contra a namorada através da porta do banheiro

Nel concluiu que, como a porta estava quebrada na parte de fora, a modelo teria se trancado no banheiro. Então Pistorius teria colocado suas próteses para perseguir e disparar contra a namorada.

O advogado de defesa de Pistorius, porém, contesta a versão da promotoria. Segundo Barry Roux, a morte de Steenkamp não foi premeditada, tendo ocorrido de forma acidental, e sequer deveria ser chamada de assassinato. Em sua versão, o  campeão paraolímpico teria quebrado a porta do banheiro para ajudar a namorada após atirar.

Assim em sua primeira ida ao tribunal, Pistorius chorou muito durante diversos trechos da acusação, principalmente ao ouvir as alegações de crime premeditado por parte da promotoria.

Pistorius foi preso acusado de assassinar a namorada em sua casa em Pretória, na última quinta-feira. Reeva Steenkamp foi encontrada morta com quatro tiros e com ferimentos no crânio. A polícia achou um taco de críquete ensanguentado no local, mas não divulgou oficialmente os resultados da perícia no objeto.

Ídolo do atletismo, Pistorius - também chamado de "Blade Runner" - usa próteses de fibras de carbono nas pernas. Ele foi o primeiro atleta amputado das duas pernas a competir em Olimpíada. Em Londres, ele alcançou as semifinais da prova dos 400 m - ele também fez parte da equipe de revezamento 4x400 m da África do Sul.