Topo

Audiência sobre pedido de fiança de Pistorius é encerrada sem definição, e novo encontro ocorre quinta

Oscar Pistorius se mantém de cabeça baixa durante audiência - AFP PHOTO / STEPHANE DE SAKUTIN
Oscar Pistorius se mantém de cabeça baixa durante audiência Imagem: AFP PHOTO / STEPHANE DE SAKUTIN

Do UOL, em São Paulo

20/02/2013 09h59

A audiência desta quarta-feira que julga o pedido de pagamento de fiança para Oscar Pistorius responder às acusações sobre o assassinato de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, foi encerrada sem que houvesse uma decisão. Desta maneira, uma nova audiência foi marcada para a próxima quinta-feira.

A promotoria decidiu pelo novo adiamento após o principal investigador do caso, Hilton Botha, ser acusado de ter "contaminado" a cena do crime pelos advogados de Oscar Pistorius. Botha assumiu ter entrado no banheiro da casa do atleta paraolímpico sem proteção nos calçados, o que pode ter deixado marcas no local que prejudicariam a investigação. Ele negou ter deixado pegadas.

Pistorius passará a noite preso novamente. Segundo a imprensa inglesa que acompanha o caso diretamente de Pretória, na África do Sul, Pistorius parece umais calmo nesta quarta-feira do que nas audiências anteriores. Mesmo assim, ficou de cabeça baixa a maior parte do tempo e chegou a chorar.

Ele foi acusado nesta quarta, pelo investigador Botha, de ser um "risco a sociedade". O investigador declarou que acredita que o atleta pode tentar fugir da África do Sul para não responder sobre o caso.

Novas situações foram analisadas nesta manhã: segundo o investigador, quatro celulares foram achados na cena do crime, o banheiro da casa de Pistorius, e nenhum possuía registro de ligações para a polícia ou para paramédicos. Outra novidade sobre o caso revelada nesta quarta foi a de que Pistorius também responderá por posse de munição ilegal.

O corpo de Reeva Steenkamp foi cremado na última terça-feira, em uma cerimônia restrita em Port Elizabeth. A modelo foi encontrada morta com quatro tiros e ferimentos no crânio na quinta, na casa de Pistorius. A polícia achou um taco de críquete ensanguentado no local, mas não divulgou oficialmente os resultados da perícia no objeto.

Pistorius está preso desde a morte de Steenkamp. Ídolo do atletismo, o velocista conhecido como "Blade Runner" usa próteses de fibras de carbono nas pernas. Ele foi o primeiro atleta amputado das duas pernas a competir em Olimpíada. Em Londres, ele alcançou as semifinais da prova dos 400 m - ele também fez parte da equipe de revezamento 4x400 m da África do Sul.

A audiência de quinta-feira deverá começar por volta de 4h (de Brasília).

CONFIRA AS VERSÕES DA PROMOTORIA E DA DEFESA SOBRE O CRIME

  • PROMOTORIA
    - Assassinato premeditado
    - Pistorius se levantou da cama, colocou suas próteses, pegou a arma e caminhou sete metros até o banheiro, onde atirou quatro vezes contra a namorada
    - Ainda que fosse um invasor, crime seria considerado premeditado
    - Questionou por que um invasor se trancaria no banheiro

    DEFESA
    - Morte acidental
    - Pistorius se levantou para fechar a porta da sacada e ouviu um barulho estranho. Achando que a namorada estivesse na cama, pensou se tratar de um invasor e disparou
    - Dorme armado devido ao medo da criminalidade de Pretória. Disse já ter sido vítima de assalto
    - Arrombou a porta para tentar salvar a modelo, após perceber o engano