Topo

Pistorius responderá sobre assassinato de namorada em liberdade, decide Justiça

De cabeça baixa e olhos fechados, Pistorius ouviu o resultado da audiência - AFP PHOTO / ALEXANDER JOE
De cabeça baixa e olhos fechados, Pistorius ouviu o resultado da audiência Imagem: AFP PHOTO / ALEXANDER JOE

Do UOL, em São Paulo

22/02/2013 11h24

Após quatro audiências, finalmente Oscar Pistorius soube que poderá responder em liberdade às acusações de ter assassinado a namorada Reeva Steenkamp de forma premeditada. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, após nova audiência, que teve duração de cerca de sete horas.

Pistorius, assim, conseguiu mostrar ao juiz do caso, Desmond Nair, que não pretende fugir do país com a fiança concedida: o medo da acusação era de que Pistorius, por ter "dinheiro o suficiente para isso", pagasse a fiança e deixasse a África do Sul. Os promotores de acusação queriam que o atleta paraolímpico permanecesse detido até seu julgamento, que terá início às 8h30 do dia 4 de junho.

A fiança paga por Pistorius será de aproximadamente um milhão de rands - moeda da África do Sul - (cerca de R$ 220 mil). Ele será solto ainda nesta sexta-feira. Segundo seu advogado, Barry Roux, Pistorius não pretende voltar para sua casa. "Ele não quer voltar para lá", afirmou. Os passaportes do atleta terão que ser deixados com a polícia, para evitar que ele tente deixar o país. além disso, terá que se apresentar a delegacia de polícia de Pretória todos os dias úteis da semana, sempre entre 7h e 13h.

Nesta sexta-feira, os advogados de Pistorius chegaram a utilizar a fama do atleta para mostrar que a fiança era possível, já que ele causa "comoção" por onde passa e dificilmente não seria notado em um aeroporto caso decidisse fugir da África do Sul. Colaborou também o fato de que a casa na Itália que os promotores de acusação alegavam ser de posse de Pistorius, na verdade, esteja apenas alugada.

Pistorius, durante o discurso em que Desmond Nair explicou a todos seus pensamentos e sua decisão, ficou o tempo todo de cabeça baixa, mirando fixamente o chão. Seus familiares, pelo contrário, olhavam fixamente para o juiz. A situação fez com que o juiz perguntasse a Pistorius se ele estava bem.

Segundo Nair, Pistorius ficou detido em uma delegacia durante o período de audiências, e não em uma prisão comum, porque isso evitaria que ele entrasse em contato com seu advogado, o que faria com que mais audiências fossem necessárias para decidir sobre a fiança.

O anúncio demorou quase duas horas para ser feito. O juiz relembrou tudo que foi citado pelos promotores de acusação, pelos advogados de defesa e pelo antigo investigador do caso, Hilton Botha, retirado após a descoberta de que ele é acusado de sete tentativas de assassinato. Nair chegou a contar a história da fiança na África do Sul.

Segundo o juiz, foram decisivos os erros de Botha no caso, como o fato dele ter entrado na cena do crime - o banheiro da casa de Pistorius - sem proteção em seus sapatos, o que pode ter adulterado as evidências deixadas no local.

Reeva Steenkamp foi encontrada morta na madrugada do último dia 14 de fevereiro, na casa de Oscar Pistorius, em Petroria, após levar quatro tiros. Pouco tempo depois, o atleta foi detido pela polícia e acusado de ter sido autor dos disparos. De acordo com a polícia local, não existe a possibilidade de Pistorius ter confundido a namorada como um ladrão.

Ídolo do atletismo, Pistorius - também chamado de "Blade Runner" - usa próteses de fibras de carbono nas pernas. Ele foi o primeiro atleta amputado das duas pernas a competir em Olimpíada. Em Londres, ele alcançou as semifinais da prova dos 400 m - ele também fez parte da equipe de revezamento 4x400 m da África do Sul.

OBRIGAÇÕES DE PISTORIUS APÓS PAGAR A FIANÇA

  • - Terá que aparecer no tribunal no dia 4 de junho deste ano, às 8h30

    - Ele terá os passaportes retidos, para que não deixe o país, está proibido de entrar em aeroportos, em sua casa e de usar drogas ou ingerir álcool

    - Está proibido de possuir armas de qualquer tipo e não pode conversar com testemunhas

    - É obrigado a informar à Justiça todos seus movimentos e pedir permissão para qualquer viagem para fora da cidade de Pretória

    - Deve informar à Justiça um número de telefone para contato, e deve estar disponível a qualquer momento do dia

    - Não pode ser acusado de qualquer ato de violência contra mulheres