Topo

Pistorius realiza cerimônia para namorada morta e é acusado de tentar "moldar" opinião pública

Oscar Pistorius realizou cerimônia privada para homenagear a ex-namorada Reeva Steenkamp - REUTERS/Siphiwe Sibeko
Oscar Pistorius realizou cerimônia privada para homenagear a ex-namorada Reeva Steenkamp Imagem: REUTERS/Siphiwe Sibeko

Do UOL, em São Paulo

27/02/2013 10h10

O velocista paraolímpico Oscar Pistorius organizou na noite da última terça-feira uma cerimônia em que homenageou a ex-namorada Reeva Steenkamp, morta pelo atleta a tiros no último dia 14 de fevereiro. O memorial foi feito apenas com a presença de parentes, mas não foi o suficiente para evitar polêmica.

Como a família de Pistorius divulgou um comunicado à imprensa avisando que a cerimônia ocorreria, familiares e amigos de Steenkamp acusaram o velocista de tentar "moldar" a opinião pública, se mostrando arrependido para tentar evitar ser condenado por assassinato premeditado, como a promotoria o acusa.

O jornal inglês Guardian divulgou declaração de Shashi Naidoo, amiga de Reeva Steenkamp, reclamando da atitude de Pistorius. "Se você quer manter essa cerimônia privada, você não divulga um comunicado à imprensa. Acho que é uma triste tentativa de alterar a opinião pública", disse a amiga.

O comunicado da família de Pistorius dizia: "Oscar especificamente pediu um serviço de memorial já que ele continua de luto pela morte de sua companheira. Já que se trata de um assunto delicado, Oscar pediu um serviço privado, com apenas as pessoas próximas e que também sentem a dor da perda, incluindo seus familiares que amavam Reeva."

"A família Pistorius gostaria de pedir que a imprensa que respeitasse a nossa privacidade nesta noite", completava o final do comunicado. A cerimônia foi realizada na casa de um tio de Oscar, onde ele mora desde que foi libertado sob fiança.