Topo

Pai de Pistorius diz que família precisa de armas pois "polícia sul-africana não protege brancos"

Liberado sob fiança, Oscar Pistorius deixa tribunal de Pretória ao lado de sua irmã - EFE/Tj Lemon
Liberado sob fiança, Oscar Pistorius deixa tribunal de Pretória ao lado de sua irmã Imagem: EFE/Tj Lemon

Do UOL, em São Paulo

04/03/2013 11h50

Mesmo com Oscar Pistorius já livre e apenas esperando a data do início de seu julgamento sobre o assassinato da namorada Reeva Steenkamp, as polêmicas do caso parecem estar longe do fim. Nesta segunda-feira, o pai do atleta, Henke, declarou que a família Pistorius “precisa de armas”, já que a polícia sul-africana “não protege os brancos” de forma confiável.

“Não podemos confiar na polícia, não porque eles não são eficientes, mas sim porque os crimes são abundantes”, declarou Henke Pistorius. “Algumas das armas de Oscar e de nossa família são para caça, e outras para proteção. E temos armas para nos proteger porque a quantidade de crimes contra brancos é alta”, completou.

Os familiares de Pistorius possuem 56 armas, divididas entre seis pessoas – Oscar incluso. O atleta paraolímpico tinha licença para apenas uma arma, mas havia pedido os direitos de usar outros seis modelos. Henke, o pai, possui quatro armas. O recordista da família é o avô de Oscar, Henry, que é dono de 10 armas.

Pistorius segue morando em casa de familiares desde que foi liberado sob fiança para responder às acusações de assassinato. A namorada, a modelo Reeva Steenkamp, foi encontrada morta na madrugada do último dia 14 de fevereiro, na casa de Pistorius, em Pretória, após levar quatro tiros. Pouco tempo depois, o atleta foi detido pela polícia e acusado de ter sido autor dos disparos. De acordo com a polícia local, não existe a possibilidade de Pistorius ter confundido a namorada como um ladrão.

Ídolo do atletismo, Pistorius - também chamado de "Blade Runner" - usa próteses de fibras de carbono nas pernas. Ele foi o primeiro atleta amputado das duas pernas a competir em Olimpíada. Em Londres, ele alcançou as semifinais da prova dos 400 m - ele também fez parte da equipe de revezamento 4x400 m da África do Sul.

OBRIGAÇÕES DE PISTORIUS APÓS PAGAR A FIANÇA

  • - Terá que aparecer no tribunal no dia 4 de junho deste ano, às 8h30

    - Ele terá os passaportes retidos, para que não deixe o país, está proibido de entrar em aeroportos, em sua casa e de usar drogas ou ingerir álcool

    - Está proibido de possuir armas de qualquer tipo e não pode conversar com testemunhas

    - É obrigado a informar à Justiça todos seus movimentos e pedir permissão para qualquer viagem para fora da cidade de Pretória

    - Deve informar à Justiça um número de telefone para contato, e deve estar disponível a qualquer momento do dia

    - Não pode ser acusado de qualquer ato de violência contra mulheres