Topo

Partido de presidente sul-africano acusa pai de Pistorius de racismo

Oscar Pistorius é acusado de ter assassinado a modelo e namorada Reeva Steenkamp -  REUTERS/Siphiwe Sibeko
Oscar Pistorius é acusado de ter assassinado a modelo e namorada Reeva Steenkamp Imagem: REUTERS/Siphiwe Sibeko

Do UOL, em São Paulo

05/03/2013 17h12

O pai de Oscar Pistorius, Henke Pistorius, foi acusado de racismo pelo Congresso Nacional Africano, partido do presidente Jacob Zuma, após dizer qu ea polícia sul-africana "não protege os brancos" de forma confiável. A declaração foi dada para justificar a coleção de armas da família e gerou imediata represália do partido declarada pelo porta-voz Jackson Mthembu, nesta terça-feira.

"A declaração dele não só é irreal como também é racista. Ele tentou politizar um trágico incidente que ainda é recente na mente dos afetados e do público", disse Mthembu à agência de notícias Associated Press.

Em comunicado oficial, o partido disse que o assunto levantado por Henke só tira as atenções do caso e não ajuda a nenhuma das duas famílias que ainda tentam entrar em um acordo sobre o que aconteceu. "O CNA acredita que o assunto Pistorius e Steenkamp está nas mãos de tribunais competentes que vão tratar do assunto objetivamente e de acordo com as nossas leis. Qualquer especulação só pode prejudicar o caso. Apelamos aos sul-africanos para desistirem de qualquer manifestação especulativa selvagem e preconceituosa. Vamos dar nossos tribunais a chance de lidar com este assunto."

A família Pistorius também refutou as afirmações de Henke e recebeu apoio do partido. À imprensa, os familiares de Pistorius disse que estavam preocupados com os comentários de Henke, principalmente na parte em que ele criticou o governo, dizendo que ele não protegido cidadãos brancos, e que as armas eram apenas para serem usadas para caça. 

Oscar Pistorius aguarda em liberdade o julgamento sobre sobre a morte da namorada Reeva Steenkamp. Ele segue morando na casa de familiares desde que foi liberado sob fiança para responder às acusações de assassinato. Reeva Steenkamp, foi encontrada morta na madrugada do último dia 14 de fevereiro, na casa de Pistorius, em Pretória, após levar quatro tiros. Pouco tempo depois, o atleta foi detido pela polícia e acusado de ter sido autor dos disparos.

De acordo com a polícia local, não existe a possibilidade de Pistorius ter confundido a namorada como um ladrão. Ídolo do atletismo, Pistorius - também chamado de "Blade Runner" - usa próteses de fibras de carbono nas pernas. Ele foi o primeiro atleta amputado das duas pernas a competir em Olimpíada. Em Londres, ele alcançou as semifinais da prova dos 400 m - ele também fez parte da equipe de revezamento 4x400 m da África do Sul.