Topo

Pistorius apela e consegue direito de sair da África do Sul para competir

Oscar Pistorius poderá voltar a competir fora da África do Sul - AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS
Oscar Pistorius poderá voltar a competir fora da África do Sul Imagem: AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS

Do UOL, em São Paulo

28/03/2013 08h54

O velocista paraolímpico Oscar Pistorius, que está livre sob fiança acusado de ter assassinado a namorada, a modelo Reeva Steenkamp, de forma premeditada, conseguiu liberação na Justiça para sair da África do Sul para competições.

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, durante julgamento do pedido de diminuição das condições de fiança, pedido feito por seus advogados. Ele também conseguiu a liberação dos testes contra uso de álcool e drogas, além do fim de supervisão constante de um supervisor da fiança.

A partir desta quinta, o sul-africano poderá viajar para outros países para competições, desde que entregue seus documentos para as autoridades no máximo 24 horas depois de voltar ao país, e desde que apresente o plano de viagem à Justiça com antecedência de uma semana.

Segundo seus advogados, Pistorius não pretende competir por enquanto, nem possui provas agendadas, mas pode decidir voltar às pistas para ganhar dinheiro, já que está sem trabalhar.

Pistorius não esteve presente no julgamento da apelação. Anteriormente, a Justiça havia colocado Pistorius como “um risco à sociedade”, e que sua saída do país poderia caracterizar fuga.

O início do julgamento sobre o assassinato de Reeva Steenkamp será no dia 4 de junho, às 8h30. Sob fiança, Pistorius está proibido de portar armas, não pode conversar com testemunhas do caso, não pode ser acusado de violência contra mulheres e deve estar a disposição da Justiça a qualquer momento do dia.