Topo

Oscar Pistorius anuncia que não competirá em 2013, apesar de autorização da Justiça

O sul-africano Oscar Pistorius não deve voltar às pistas ainda em 2013 - Getty Images
O sul-africano Oscar Pistorius não deve voltar às pistas ainda em 2013 Imagem: Getty Images

Das agências internacionais

Na Cidade do Cabo (África do Sul)

20/05/2013 12h40

O atleta paraolímpico mais famoso do mundo, Oscar Pistorius, não competirá em 2013, segundo seu técnico, Ampie Louw. Seu retorno às pistas era esperado após ele obter autorização da Justiça para viajar, depois da acusação por assassinato de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, no começo deste ano.

A expectativa era de que ele competisse no Mundial de Atletismo, que ocorre em agosto, em Moscou. Especulava-se a participação de Pistorius em razão do “relaxamento” nas condições de fiança na qual ele se encontra - ele precisa avisar as autoridades sul-africanas com antecedência caos planeje sair do país.

“Nós decidimos como uma equipe que adiaremos nossas provas de todo o ano”, declarou Ampie. “Ele está perto de poder começar a treinar”, completou o treinador.

Em abril, o agente do atleta, Peet Van Zyl, declarou que Pistorius não tinha intenção de retomar sua carreira internacional naquele momento. Van Zyl, inclusive, afirmou que achava que o atleta deveria focar na defesa de seu julgamento.

O início do julgamento sobre o assassinato de Reeva Steenkamp será no dia 4 de junho, às 8h30. Sob fiança, Pistorius está proibido de portar armas, não pode conversar com testemunhas do caso, não pode ser acusado de violência contra mulheres e deve estar a disposição da Justiça a qualquer momento do dia.