Velocistas foram pegos com anfetamina que queima gordura e aumenta velocidade, diz jornal
Dois dos maiores astros do atletismo, o norte-americano Tyson Gay e o jamaicano Asafa Powell foram flagrados em exames antidoping, o que foi divulgado neste domingo, às vésperas do Mundial de Atletismo. E a mesma substância foi a causa dos dois exames positivos, de acordo com o jornal inglês The Guardian: a oxilofrina, um tipo de anfetamina. Asafa Powell admitiu que este foi o estimulante, mas Gay ainda não teve anunciado oficialmente o que foi encontrado em seu organismo
A agência mundial antidoping (Wada) proíbe o uso deste estimulante, estabelecendo como pena dois anos de suspensão, pelo fato de sua utilização poder promover uma melhora no desempenho.
A oxilofrina é usada no tratamento de casos de hipotensão (baixa pressão arterial), quando tratamentos convencionais não surtem efeito no paciente. Seu uso é feito pela ingestão de cápsulas líquidas. Além de aumentar a frequência cardíaca, o estimulante tem capacidade de suprimir o apetite e mexer com o comportamento.
Por conta destas últimas atividades, a substância também é usada na forma de suplemento alimentar, por ajudar na perda de gordura e consequente corte de peso - o que automaticamente gera aumento de velocidade no caso de atletas de alto nível. A oxilofrina aumenta a produção de adrenalina, melhorando a energia, o foco e o nível de alerta para atividades físicas e levando mais oxigênio ao sangue.
Como consequências de seu uso em abuso, há risco de taquicardia, disritmia e infarto, além de poder deixar hipertensas pessoas com pressão arterial normal que ingiram a substância.
O novo escândalo de doping no atletismo acabou afetando o Mundial de Atletismo, que será realizado entre 10 a 18 de agosto, em Moscou, na Rússia. A disputa nos 100 m rasos prometia ser acirrada, já que Tyson Gay recentemente venceu o recordista Usain Bolt. Seu flagra no antidoping o tirou da competição.
10 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Esqueceram do Cesar Ciello?? Foi absolvido. No Brasil é claro.
Imagine cobrar esse rigor nos exames de lutadores de MMA, jogadores de basquete da NBA, boxeadores, futebol americano, levantadores de peso, ciclismo etc, etc. Os recordes não teriam chegado aonde chegaram. Tem muita coisa por trás desses esportes.