Topo

Investigação da morte da namorada de Pistorius está completa, diz polícia sul-africana

21.fev.2013 - Oscar Pistorius entra na corte de Pretória para a audiência sobre seu pedido de fiança  - REUTERS/Siphiwe Sibeko
21.fev.2013 - Oscar Pistorius entra na corte de Pretória para a audiência sobre seu pedido de fiança Imagem: REUTERS/Siphiwe Sibeko

Das agências internacionais

Do UOL, em São Paulo

13/08/2013 14h52

A polícia da África do Sul informou hoje que completou a investigação sobre a morte da modelo Reeva Steenkamp, por disparos efetuados por seu namorado, o famoso atleta sul-africano Oscar Pistorius, no dia 14 de fevereiro.

O porta-voz da polícia, o tenente Solomon Makgale, afirmou que Pistorius será informado das acusações formuladas contra ele no próximo dia 19, quando irá comparecer ao Tribunal da Magistratura de Pretória.

Para Makgale, o Serviço de Polícia Sul-africana (SAPS) está “convencido de que sobre Pistorius pesa uma carga de acusações muito grande, depois de ter trabalhado incansavelmente para garantir o fim da investigação”.

A promotoria, juntamente com a defesa do corredor, acertou uma data para o júri, completou o porta-voz policial, para agência de notícias da África do Sul, Sapa. A equipe responsável pela investigação foi composta por detetives, peritos experientes, profissionais em balística e psicólogos.

O atleta de 26 anos é acusado do assassinato da namorada, a modelo Reeva Steenkamp, de 29 anos, cujo corpo foi encontrado sem vida com vários disparos de tiro na madrugada do dia 14 de fevereiro, na casa do corredor em Pretória.

A última vez que Pistorius compareceu ao Tribunal foi em 4 de junho. A audiência foi adiada para que os promotores do caso e a defesa tivessem mais tempo para preparar o caso.

A sessão retornará na segunda-feira, dia 19, quando se espera que haja uma definição do julgamento. Pistorius confessou que disparou contra sua namorada, porém argumentou que assim o fez pois pensou que havia um ladrão na sua casa.

Contudo, a promotoria o acusa de “assassinato premeditado”, que pode lhe render pena perpétua. A Justiça da África do Sul concedeu liberdade provisória ao velocista no dia 22 de fevereiro, a troco de uma fiança de ¢78.000.

Em agosto do ano passado, Pistorius se tornou em Londres o primeiro atleta com pernas amputadas e participar de uma prova dos Jogos Olímpicos, e chegou a se classificar para as semifinais da prova dos 400 metros rasos.

O esportista também é conhecido como “Blade Runner”, em referência ao notório filme de Riddley Scott, uma vez que Pistorius é corredor – runner, em inglês – que usa prótese de carbono em forma de lâmina – blade – em ambas as pernas. 

 

CONFIRA AS VERSÕES DA PROMOTORIA E DA DEFESA SOBRE O CRIME

  • PROMOTORIA
    - Assassinato premeditado
    - Pistorius se levantou da cama, colocou suas próteses, pegou a arma e caminhou sete metros até o banheiro, onde atirou quatro vezes contra a namorada
    - Ainda que fosse um invasor, crime seria considerado premeditado
    - Questionou por que um invasor se trancaria no banheiro

    DEFESA
    - Morte acidental
    - Pistorius se levantou para fechar a porta da sacada e ouviu um barulho estranho. Achando que a namorada estivesse na cama, pensou se tratar de um invasor e disparou
    - Dorme armado devido ao medo da criminalidade de Pretória. Disse já ter sido vítima de assalto
    - Arrombou a porta para tentar salvar a modelo, após perceber o engano