Topo

Pistorius negocia acordo com família de namorada para evitar processo

Oscar Pistorius teria assassinado Reeva Steenkamp em fevereiro deste ano - REUTERS/Thembani Makhubele
Oscar Pistorius teria assassinado Reeva Steenkamp em fevereiro deste ano Imagem: REUTERS/Thembani Makhubele

Do UOL, em São Paulo

20/08/2013 10h51

O velocista Oscar Pistorius, acusado de assassinar a namorada Reeva Steenkamp em fevereiro deste ano, tenta negociar acordo financeiro com a família da namorada para evitar um processo civil.

Ele, que na última segunda-feira teve seu julgamento marcado oficialmente para o período entre 3 e 20 de março de 2014, tem discutido por meio de seus advogados uma proposta de pagamento por perda de parente e estresse emocional.

O valor pedido pelos pais da modelo chegaria a 188 mil euros – cerca de R$ 600 mil.

A negociação foi confirmada, segundo o jornal inglês Telegraph, pelo  advogado do atleta sul-africano, Kenny Oldwae.

Quando viva, Steenkamp colaborava com os pais com dinheiro. A casa onde moram, na cidade de Port Elizabeth, era bancada pela namorada do corredor paraolímpico. Os pais de Reeva já negaram sentir ódio de Pistorius pelo ocorrido.

Entenda o caso

Reeva Steenkamp foi encontrada morta na madrugada do dia 14 de fevereiro, na casa de Oscar Pistorius, em Pretória, após levar quatro tiros. Pouco tempo depois, o atleta foi detido pela polícia e acusado de ter sido autor dos disparos.

 O corpo de Steenkamp foi encontrado por volta de 5h por paramédicos que, antes mesmo da polícia chegar ao local, declararam que Reeva estava morta. Ela foi atingida com um tiro na cabeça e outro no braço.

Após série de adiamentos, Pistorius conseguiu o direito à fiança e responde ao caso em liberdade.

Ídolo do atletismo, Pistorius - também chamado de "Blade Runner" - usa próteses de fibras de carbono nas pernas. Ele foi o primeiro atleta amputado das duas pernas a competir em Olimpíada. Em Londres, ele alcançou as semifinais da prova dos 400 m - ele também fez parte da equipe de revezamento 4x400 m da África do Sul.