Topo

Pistorius enfrenta duas novas acusações de disparos de arma de fogo

Pistorius é acusado de premeditar a morte de sua namorada em fevereiro deste ano -  REUTERS/Siphiwe Sibeko
Pistorius é acusado de premeditar a morte de sua namorada em fevereiro deste ano Imagem: REUTERS/Siphiwe Sibeko

Das agências internacionais

29/10/2013 14h35

O atleta sul-africano Oscar Pistorius vai enfrentar duas novas acusações por disparos de arma de fogo em público, no julgamento em que é acusado de matar sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, segundo confirmou nesta terça-feira a promotoria local.

A defesa de Pistorius pretendia desmembrar os processos, evitando um julgamento único do atleta. A alegação era a de que as novas acusações são de Johanesburgo, enquanto o caso original ocorre no Tribunal Superior de Pistoria.

O porta-voz da promotoria, Nathi Mncube, comemorou a inclusão das acusações. “Penso que é bom para o senhor Pistorius, porque será conveniente que todas as acusações sejam julgadas em apenas um tribunal”, afirmou.

Pistorius é acusado de disparar de forma “negligente e imprudente” uma arma de fogo quando estava dentro de um veículo durante uma viagem com uma antiga namorada.

O julgamento de Pistorius está marcado para o próximo dia 3 de março. O sul-africano é acusado de ter premeditado a morte da namorada, atingida a tiros pelo atleta, que alega ter atirado contra a porta do banheiro onde ela estava porque pensou ter tido a casa invadida por ladrões.

O atleta está respondendo ao processo em liberdade, depois de ter feito o pagamento de fiança no valor de R$ 233 mil (78 mil euros). O caso aconteceu no último dia 14 de fevereiro.
Pistorius se tornou no ano passado o primeiro atleta biamputado a participar dos Jogos Olímpicos, ao competir em Londres.