Topo

Atleta mais velho da Bélgica faz festa de despedida antes de eutanásia

Reprodução HLN.be
Imagem: Reprodução HLN.be

Do UOL, em São Paulo

08/01/2014 14h23

Aos 95 anos,  Emiel Pauwels, atleta mais velho da Bélgica, decidiu se submeter à eutanásia nesta terça-feira e promoveu uma festa de despedida para ele mesmo. O corredor sofria de um câncer no estômago em estágio terminal.

O jornal belga HLN mostrou em seu site a despedida do atleta ao lado da família e bebendo  champanhe. Emiel Pauwels preferiu não prolongar o sofrimento de uma operação, que poderia dar algum tempo a mais de vida ao veterano.

“Eu me recusei. Operar seria um grande ponto de interrogação, então me recusei. Queria chegar aos 100, mas com saúde. Não quero que as pessoas lamentem porque vou morrer. Champanhe para todos”!, comentou Pauwels em sua festa de despedida, em sua casa.

Mais de 100 pessoas compareceram na despedida de Pauwels, que se mostrou alegre e sereno, sem soltar a taça de champanhe em momento algum.

Antes de descobrir o câncer, o atleta ainda competia em disputas de atletismo para veteranos. Em 2012, chegou a posar para foto sorridente ao lado de uma torcedora durante o torneio de atletismo master, na Europa. Ele venceu os 60 metros rasos.

Também em 2012, o atleta veterano esteve no Brasil para a Copa do Mundo de Masters de Atletismo. À imprensa belga, o corredor explicou que na ocasião de sua viagem ao Brasil, não conseguiu se alimentar direito.

“Pensei que fosse por causa da viagem de avião, mas não foi isso. Quatro dias depois, fui diagnosticado com câncer. Eles disseram, porém, que meu coração e meu fígado estavam tão bons quanto o de uma pessoa de 60 anos, mas meu estômago não”, contou.

A eutanásia é permitida para maiores de 18 anos na Bélgica desde 2002 e pode ser aplicada apenas a doentes em estágio terminal.