Topo

Pistorius será julgado por assassinato por ex-repórter com fama de "justa"

Do UOL, em São Paulo

17/01/2014 17h17

Oscar Pistorius, acusado de assassinato da namorada Reeva Steenkamp, em fevereiro de 2013, verá seu julgamento ter início no próximo dia 3 de março. E sua defesa precisará ser boa: a juíza indicada ao caso, em anúncio feito nesta sexta-feira, tem fama de "justa e decente".

Se trata da ex-repórter Thokozile Masipa, que era especializada em cobrir julgamentos até decidir mudar de profissão, há 16 anos. Masipa também foi uma das primeiras mulheres a ser nomeada juíza na África do Sul.

“Ela tem uma grande reputação de justa e decente. Uma grande senhora”, escreveu, no Twitter, Karyn Maughan, jornalista sul-africana que também se especializou em cobrir tribunais.

Em sue caso mais famoso, a juízaimpediu que a prefeitura de Johanesburgo despejasse cerca de 80 pessoas de um edifício abandonado, até que as autoridades locais disponibilizassem casas para o grupo.

Pistorius está em liberdade condicional desde que conseguiu liminar em 19 de agosto do ano passado, mantendo a condição em que se encontrava desde 22 de fevereiro. Ele pagou fiança de 78 mil euros.

Entenda o caso

Reeva Steenkamp foi encontrada morta na madrugada do dia 14 de fevereiro, na casa de Oscar Pistorius, em Pretória, após levar quatro tiros. Pouco tempo depois, o atleta foi detido pela polícia e acusado de ter sido autor dos disparos.

 O corpo de Steenkamp foi encontrado por volta de 5h por paramédicos que, antes mesmo da polícia chegar ao local, declararam que Reeva estava morta. Ela foi atingida com um tiro na cabeça e outro no braço.

Após série de adiamentos, Pistorius conseguiu o direito à fiança e responde ao caso em liberdade.

Ídolo do atletismo, Pistorius - também chamado de "Blade Runner" - usa próteses de fibras de carbono nas pernas. Ele foi o primeiro atleta amputado das duas pernas a competir em Olimpíada. Em Londres, ele alcançou as semifinais da prova dos 400 m - ele também fez parte da equipe de revezamento 4x400 m da África do Sul.