Topo

Pistorius já atirou em semáforos de dentro do carro, diz ex-namorada

Do UOL, em São Paulo

07/03/2014 10h27

Oscar Pistorius tem temperamento explosivo e deu tiros em semáforos após ser parado por um policial em setembro de 2012. Esta foi a declaração de uma ex-namorada do campeão paraolímpico, durante depoimento no quinto dia de julgamento do atleta pela morte da modelo Reeva Steenkamp.

Chamada pela promotoria nesta sexta-feira, Samantha Taylor falou sobre o período em que manteve relacionamento com Pistorius e detalhou um episódio que presenciou em Johannesburgo ao lado do atleta.

De acordo com Taylor, Pistorius foi parado por excesso de velocidade por um policial em setembro de 2012 e ficou irritado por ter seu carro revistado. O oficial chegou a pegar a arma do campeão paraolímpico que estava no banco do veículo.

Quando foram liberados, Pistorius e seu motorista, um amigo chamado Darren Fresco, começaram a brincar sobre atirar em semáforos, chamados na África do Sul de ‘robôs’.

“Oscar estava muito nervoso. Eles começaram a brincar e dizer que queriam atirar em um robô. Dois minutos depois, vi Oscar pegar sua arma e atirar para fora do carro pelo teto solar. Um som muito alto. Ambos deram risada”, relatou a ex-namorada.

Taylor, que rompeu relacionamento com Pistorius quando ele começou a namorar Steenkamp no fim de 2012, ainda relatou outros dois incidentes em que o atleta utilizou sua arma.

No primeiro, Pistorius teria descido de seu carro e sacado o revólver contra uma BMW que supostamente o estaria seguindo. Já o outro ocorreu quando o atleta pegou a arma para verificar um barulho no banheiro próximo a sua cama.

“Alguma coisa bateu na janela do banheiro e Oscar me acordou para perguntar se eu havia ouvido. Ele pegou sua arma e caminhou para fora do quarto”, contou Taylor, revelou ter sido acordada em outras ocasiões por Pistorius após barulhos na casa durante a noite.

O testemunho de Taylor ocorreu dois dias após o tribunal ouvir como Pistorius atirou acidentalmente com uma pistola por baixo da mesa de um restaurante em Johannesburgo. O incidente ocorreu próximo a uma criança e o campeão paraolímpico pediu para Fresco assumir a culpa.

Além do julgamento pela morte de Steenkamp, no Dia dos Namorados de 2013, Pistorius enfrenta outras duas acusações sobre o uso de armas – parta da estratégia da promotoria para retratá-lo como uma pessoa de cabeça quente.

Pistorius nega ter assassinado Steenkamp de forma premeditada. O atleta admite ter efetuado os disparos, mas alega ter confundido a namorada com um ladrão ao atirar quatro vezes contra a porta do banheiro em sua luxuosa casa em Pretória. Se for considerado culpado, o campeão paraolímpico pode pegar até 25 anos de prisão.