Topo

Julgamento mostra que Pistorius aprontou muito mais do que você imagina

Do UOL, em São Paulo

12/03/2014 06h02

O julgamento de Oscar Pistorius completa dez dias nesta quarta-feira. O atleta biamputado sul-africano protagoniza um dos maiores escândalos da história envolvendo esportistas e é acusado de matar sua namorada, a modelo sul-africana Reeva Steenkamp, um ano atrás. Ele alega que deu quatro tiros na namorada no dia 14 de fevereiro de 2013 por engano, acreditando que ela fosse um ladrão invadindo a sua casa em Pretória, na África do Sul.

Mas o crime não foi um ‘perigo solitário’ na vida de Pistorius. O julgamento revela que o corredor já se envolveu em outros episódios violentos ou polêmicos. Veja a lista de confusões:

1 - Arsenal em casa
O pai Henke Pistorius disse ao jornal The Telegraph que a família possuía um total de 55 armas de fogo porque “não podia contar com a polícia para protegê-la contra criminosos”.

A ex-namorada do atleta Samantha Taylor deu depoimento semelhante durante o quinto dia de julgamento na Suprema Corte de Pretória. Segundo ela, Pistorius tinha obsessão por segurança e andava com sua pistola 9mm para todos os lados. Inclusive, dormia com uma arma ao lado da cama.

2 - Tiro no carro
Segundo o testemunho de Samantha Taylor, certa vez os dois e um amigo foram parados por uma viatura por estarem dirigindo acima do limite de velocidade. Pistorius levava uma arma no assento e se irritou quando o policial disse que ele não poderia andar com o equipamento. Nervoso, o atleta gritou com a autoridade e, minutos depois de deixar o local, deu um tiro para cima contra o teto solar do carro. Por fim, riu por irritar o policial.

3 - Tiro no restaurante
Em outro depoimento, o boxeador Kevin Lerena revelou um incidente dentro de um restaurante. Ele disse que Pistorius recebeu uma pistola de seu amigo Darren Fresco por baixo da mesa. Na sequência, já com a arma na mão, efetuou um disparo contra o chão, o que causou um completo silêncio entre os clientes do restaurante. O incidente ocorreu próximo a uma criança. O campeão paraolímpico pediu para Fresco assumir a culpa.

4 - Mania de perseguição
Samantha Taylor relembrou outro fato violento. Descreveu que Pistorius usou uma arma para ameaçar uma pessoa dentro de um carro por acreditar que estava sendo seguido pelo veículo quando voltava para casa.

5 - Susto em casa
Mike Azzie, um amigo próximo a quem Pistorius chama de tio, também contou à revista norte-americana Vanity Fair um episódio perigoso que se assemelha à versão de Pistorius para o crime contra Reeva Steenkamp. Segundo Azzie, certa vez seu filho estava dormindo na casa de Pistorius e causou um barulho quando se levantou para pegar um copo d’água no meio da noite. “Oscar saiu correndo com uma arma na mão”, disse Azzie.

6 - Acidente de barco
Oscar Pistorius não colocou sua vida em risco apenas com armas de fogo. Em 2009, pilotava um barco no rio Vaal, na região de Johanesburgo, apenas para relaxar depois de uma boa rotina de treinos. Mas o passatempo custou caro.

O velocista bateu em um píer submerso e se machucou gravemente. Quebrou a mandíbula, duas costelas e teve a órbita ocular danificada. Ficou três dias em coma e ainda levou mais de 170 pontos no rosto, também segundo a Vanity Fair. A publicação afirmou ainda que bebidas alcoolicas foram encontradas dentro do barco, embora a polícia não tenha feito exames do sangue do atleta.

Em relato ao site inglês Mirror Sport, ele falou sobre o acidente. "Nós não estávamos rápido demais, provavelmente não mais do que 30 kph (18 mph), mas nós batemos em um píer que estava sob a água e eu fui jogado contra o volante”.

"Eu perdi muito sangue e foi muito assustador. Meu nariz se abriu, minha órbita ocular se desintegrou e minha cavidade nasal rompeu. Eu tive que ser levado de helicóptero para o hospital e os médicos tiveram um pouco de trabalho."

7 - Acidente de bicicleta
De acordo com uma matéria publicada no renomado The New York Times, mais recentemente Pistorius sofreu um outro grave acidente ao andar de bicicleta no meio de um matagal. Ele bateu em uma cerca e uma de suas próteses foi parar no meio de um arame farpado. Foi uma das poucas vezes em que viu vantagem por ter pernas mecânicas.

8 - Acidente de carro
Brigas com ex-namoradas também já fizeram Pistorius cometer loucuras. O The Mirror destrinchou episódios marcantes sobre a vida amorosa do corredor, relatados em seu livro de memórias Blade Runner.

Em 2006, o atleta biamputado namorava Vicky Miles e acreditava ter encontrado o amor da sua vida. Na obra, ele conta que depois de uma briga séria pegou o carro às 3h e viajou 600 km até a casa da amada para tentar uma reconciliação. Mas o sul-africano dormiu ao volante e sofreu um sério acidente que quase causou a sua morte.

“Só acordei quando meu carro bateu em um guard rail. Um lado do veículo estava completamente destruído. Meu comportamento foi imperdoavelmente estúpido e me arrependo desse dia”, relatou.