Topo

Perito contraria versão de Pistorius sobre momento da morte da namorada

Do UOL, em São Paulo

12/03/2014 10h31

Um perito sul-africano contrariou nesta quarta-feira a versão dada pelo atleta Oscar Pistorius para o momento da morte da namorada, Reeva Steenkamp, em fevereiro do ano passado. Pistorius disse que, logo após disparar contra a modelo, que ele alega ter confundido com um invasor, colocou as próteses e tentou forçar a porta do banheiro onde ela estava com um bastão de críquete.

O coronel Gerhard Vermeulen, da polícia local, no entanto, afirmou que estudos feitos na porta do banheiro mostraram que Pistorius não estava usando as próteses das pernas.

Vermeulen levou a porta ao tribunal e mostrou que as marcas de bastão foram feitas em uma altura incompatível com o uso das próteses, que viriam a “incomodar” Pistorius na posição descrita pelo perito.

A promotoria defende a tese de que os golpes de bastão na porta foram desferidos por Pistorius na tentativa de acertar a namorada. Sem sucesso, ele teria disparado contra a porta, atingindo e matando Reeva.

O depoimento de Vermeulen descreveu apenas o momento das batidas do bastão na porta. O tribunal não analisou a sequência dos fatos nesta quarta-feira. Pistorius pode ser condenado a 25 anos de prisão se for considerado culpado pela morte de Reeva.