Topo

Pistorius encomendou rifle e mais seis armas antes de matar namorada

Do UOL, em São Paulo

17/03/2014 10h34

A obsessão de Oscar Pistorius por armas de fogo fica cada vez mais evidente no decorrer do julgamento pela morte da modelo Reeva Steenkamp. Nesta segunda-feira, a promotoria relatou que o campeão paraolímpico encomendou revólveres e até um rifle dias antes de atirar contra a namorada.

Ao todo, sete armas de fogo foram compradas por Pistorius, incluindo um rifle e um revólver Smith & Wesson 500, considerada uma das mais poderosas do mundo. O atleta, porém, não chegou a receber a encomenda, cancelada após a morte de Steenkamp.

Nesta segunda-feira, que marcou o início da terceira semana do julgamento, a promotoria ainda trouxe o testemunho de Sean Rens. O instrutor de tiro leu os resultados de um teste realizado por Pistorius para tirar licença para possuir armas de fogo.

No questionário, o campeão paraolímpico diz estar ciente das leis para porte e uso de armas de fogo. Ele ainda afirma saber da proibição de atirar contra outras pessoas, a não ser em caso de risco de vida.

Em uma das respostas no teste, Pistorius escreveu que “o proprietário da arma nunca deve disparar a menos que saiba no que está atirando e o que está atrás do alvo”.

O depoimento serve para a promotoria descontruir a defesa do atleta, que alega ter atirado na porta do banheiro de sua casa para atingir um suposto ladrão. Pistorius diz ter disparado contra Steenkamp por confundi-la com um invasor. Caso seja considerado culpado, o campeão paraolímpico pode pegar até 25 anos de prisão.