Topo

Perito diz que namorada de Pistorius tentou se proteger; sentença é adiada

Do UOL, em São Paulo

19/03/2014 11h30

O 13º dia de julgamento de Oscar Pistorius pela morte da modelo Reeva Steenkamp contou com depoimento do perito em balística Chris Mangena. Em sua declaração, o analista apresentou evidências de que a namorada do campeão paraolímpico tentou se proteger dos tiros efetuados pelo atleta antes de morrer.

Segundo Mangena, o último dos quatro disparos efetuados por Pistorius tirou a vida de Steenkamp. A bala passou através mão esquerda da modelo antes de acertar o lado direito de sua cabeça.

Steenkamp estava de pé atrás da porta quando o atleta efetuou o primeiro tiro, que acertou seu quadril e causou sua queda. A segunda bala não alcançou a vítima, atingindo a parede. Os fragmentos, porém, provocaram ferimentos nas costas da modelo.

Sentada e incapaz de se manter em pé, Steenkamp adotou posição defensiva, com os braços em frente ao peito e as mãos na cabeça. O terceiro disparo atingiu seu braço esquerdo e o quarto tirou-lhe a vida ao acertar a cabeça.

Mangena ainda afirmou que é provado que Pistorius, que tem as duas pernas amputadas, tenha se locomovido sem o uso das próteses até o banheiro quando disparou. Acusação e defesa também concordam com esse ponto.

Nesta quarta-feira, a juíza Thokozile Masipa acatou o pedido da promotoria para um recesso até a próxima segunda-feira. A acusação deseja apresentar cinco testemunhas adicionais e pediu mais tempo para reexaminar o caso.

"Chegamos a um momento do julgamento em que o Estado está encerrando suas evidências. Devemos olhar a versão da defesa que nos obriga a reexaminar o caso e nossas testemunhas", afirmou o promotor Gerrie Nel.

Além do assassinato de Steenkamp, Pistorius ainda é acusado de outros três crimes relacionados a armas de fogo – entre eles atirar em lugares públicos e porte ilegal de munição. A previsão é que a sentença seja proferida até 4 de abril.