Topo

Vizinha diz que ouviu gritos de namorada de Pistorius antes de tiros

Do UOL, em São Paulo

24/03/2014 10h42

O julgamento de Oscar Pistorius pela morte da namorada Reeva Steenkamp foi retomado nesta segunda-feira com mais um depoimento que complica a situação do campeão paraolímpico. Uma vizinha do atleta foi chamada como testemunha e afirmou ter ouvido gritos da modelo antes do barulho de tiros.

Anette Stipp relatou que acordou na madrugada de 14 de fevereiro de 2013 e ouviu “barulhos terríveis. Parecia como se tivesse ocorrido um assassinato na família, pela forma como ela estava gritando”.

A testemunha contou ter ouvido o barulho de três tiros. Após isso, gritos de uma mulher e de um homem. Em seguida, outros três tiros antes do barulho cessar.

A declaração de Stipp atinge diretamente o principal argumento da defesa de Pistorius, que alega ter confundido a namorada com um ladrão. O campeão paraolímpico disparou contra a porta do banheiro onde estava Steenkamp e afirmou que só teria percebido o engano ao entrar no cômodo.

A promotoria ainda contou com o testemunho do perito policial François Moller. Ele apresentou mensagens de texto trocadas por celular entre Pistorius e Steenkamp, nas quais fica comprovado que a modelo tinha medo do campeão paraolímpico devido a seu temperamento explosivo.

"Eu tenho medo de você, às vezes, e de como você se irrita comigo e de como você vai reagir comigo", disse Steenkamp em uma mensagem enviada no dia 27 de janeiro de 2013.

"Estamos vivendo em um relacionamento duplo. A cada cinco segundos eu fico sabendo que você namorou outra garota. Você realmente namorou um monte de gente e você fica chateado se eu menciono uma história engraçada com um namorado de longa data", completou a modelo.

O julgamento estava marcado originalmente para durar até 20 de março, mas as autoridades de Pretória já anunciaram que irá até a metade de maio. Os trabalhos seguirão direto até 4 de abril, entrarão em recesso por uma semana e serão retomados a partir de 14 de abril.