Topo

Campeão paraolímpico quer repetir Pistorius e pode disputar Troféu Brasil

Do UOL, em São Paulo

06/04/2014 11h29

O brasileiro Alan Fonteles, campeão paraolímpico dos 200m na categoria T43 em Londres-2012, pode ser o primeiro atleta deficiente a disputar o Troféu Brasil de Atletismo. Nos próximos dias, o pedido de inclusão de Fonteles na competição será enviado à Federação Internacional de Atletismo , que precisa aprovar a medida.

“Não estou deixando o movimento paraolímpico e nem quero. Só estou de alguma forma representando o Brasil no esporte olímpico. Serei mais um atleta a levar o nome do país para frente”, disse o atleta ao programa Esporte Espetacular deste domingo, da TV Globo.

O atleta vai assinar com o Pinheiros, uma equipe convencional de atletismo, e vai esperar a aprovação da federação para competir em outubro. O órgão vai avaliar as vantagens e desvantagens de Fonteles em relação aos concorrentes. “Não é um meio totalmente estranho para mim. Eu me sinto muito bem”, afirmou.

O caso é semelhante ao do biamputado Oscar Pistorius, que disputou os Jogos Olímpicos de Verão. Mas nas Paraolímpiadas, o brasileiro superou o sul-africano e foi campeão dos 200m. Pistorius agora está envolvido no julgamento onde é suspeito de matar a namorada. O processo deve ser retomado nesta segunda-feira. Se condenado, pode pegar até prisão perpétua.

O brasileiro conquistou também quatro medalhas no Mundial de atletismo paraolímpico disputado em Lyon (França) em 2013. Foram três ouros (100m, 200m e 400m) e uma prata (4x100 m).

Fonteles afirmou em entrevista ao UOL Esporte em 2013 que não quer o substituto de Pistorius. "Acho que ele é insubstituível. Eu não quero substituir o Pistorius, mas fazer a minha história. Conquistei tudo que eu podia e fiz a minha trajetória. Tenho crescido e feito o meu nome".

Alan Fonteles "agradece a Deus" por deficiência