Topo

Pistorius muda estratégia e diz que não teve intenção de atirar

Do UOL, em São Paulo

14/04/2014 08h50

Oscar Pistorius voltou a ser interrogado pelo promotor Gerrie Nel em mais um dia do longo julgamento pela morte da modelo Reeva Steenkamp. O campeão paraolímpico alterou a estratégia de sua defesa, deixando de lado a argumentação de que atirou por auto-defesa para ressaltar que não tinha a intenção de disparar a arma.

Os questionamentos de Nel foram focados nos gritos ouvidos por vizinhos do atleta antes dos tiros. O promotor voltou a insistir na tese de que Pistorius e a namorada tiveram uma forte discussão antes que o atleta a atingisse com quatro tiros.

Pistorius negou a discussão. O campeão paraolímpico afirmou que os gritos ouvidos naquela noite foram os seus. Primeiro, teria gritado para alertar o suposto invasor de que estaria armado e pronto para atirar. “Caia fora da minha casa”. Depois, gritado para pedir ajuda ao perceber que havia atingido a namorada.

“Você nunca deu chance a ela de sair do banheiro. Você apenas atirou”, disse Nel. O promotor ainda questionou Pistorius por que efetuou apenas quatro tiros. Ele argumentou que, se o atleta não soubesse que havia matado a vítima ou em quem estava atirando, teria esvaziado toda a munição da arma.

“Não tive a intenção de disparar a arma”, esbravejou Pistorius. Segundo o atleta, ele atirou por reflexo, devido ao medo de ser atingido pelo suposto invasor.

No restante do interrogatório, Nel procurou apresentar evidências que comprovariam que o casal estava discutindo na noite do crime. O promotor citou uma calça jeans encontrada fora do armário, que comprovaria que Steenkamp se preparava para deixar a casa.

A acusação também citou um laudo pericial que afirma que a modelo se alimentou às 2h da manhã. Segundo a versão de Pistorius, o casal terminou de jantar por volta das 20h do dia anterior e foi dormir.