Topo

Pistorius encerra depoimento e diz que encontrou namorada ainda viva

Do UOL, em São Paulo

15/04/2014 08h56

O 22º dia do julgamento de Oscar Pistorius pela morte da modelo Reeva Steenkamp teve a conclusão do interrogatório do promotor Gerrie Nel ao campeão paraolímpico. O atleta se esquivou das acusações de assassinato premeditado e afirmou que encontrou a namorada ainda viva quando entrou no banheiro onde ela foi atingida.

“Eu agachei sobre ela e verifiquei se ela estava respirando ou tinha pulso. Eu a puxei para perto de mim, ouvi sua respiração e imediatamente tentei pegá-la e trazê-la para fora do banheiro. Mas não fui capaz de carregá-la”, afirmou Pistorius.

Os argumentos utilizados pela promotoria nesta terça-feira foram similares aos do dia anterior. Nel voltou a acusar Pistorius de conversar com Steenkamp através da porta antes de atirar.

O promotor ainda afirmou que a modelo se escondeu no banheiro para fugir de Pistorius após forte discussão. Aos gritos, o campeão paraolímpico teria tentado abrir a porta com um taco de críquete e, ao não conseguir, disparou quatro vezes contra o cômodo.

Já Pistorius alega que bateu na porta com o taco de críquete após efetuar os disparos e perceber que era a namorada, e não um invasor, quem estaria no banheiro. A defesa ainda apresentou o depoimento de um perito que afirmou que os tiros foram efetuados antes das pancadas.

“Peguei o bastão de críquete e corri para o banheiro. Lembro que eu estava gritando na primeira vez que bati. Estava tomado de pavor e desespero”, disse o atleta.

Para rebater a tese de que o casal estaria brigado, Pistorius apresentou um cartão de Dia dos Namorados entregue por Steenkamp pouco antes do crime. Na parte de dentro, estava escrito pela modelo: “Acho que hoje é um bom dia para dizer que eu te amo”.

“Sua versão é tão improvável que não é possível ser razoavelmente verdade”, rebateu Nel. “Nós devemos culpar alguém. Devemos culpar Reeva? Ela nunca disse a você que tinha ido ao banheiro. Devemos culpar o governo? Devemos culpar as balas Black Talon que atravessaram o corpo dela?”.