Topo

Vencedor da Maratona de Boston homenageia vítimas de atentado

Do UOL, em São Paulo

21/04/2014 22h09

Nesta segunda-feira (21), a maratona mais tradicional do mundo foi um grande evento em memória das vítimas do atentado que, em 2013, matou três pessoas e feriu mais 260 – uma quarta vítima morreu em um tiroteio com os acusados de terem promovido o ataque, três dias depois.

Quase ninguém se lembra quem venceu a Maratona de Boston de 2013. Mas, neste ano, ninguém vai se esquecer de Meb Keflezighi. Ele foi o primeiro americano a vencer a prova masculina desde 1983. Só por isso, a vitória de Meb, de 39 anos, já seria marcante. Um ano depois dos atentados, ela teve apelo ainda maior.

No peito, Meb escreveu quatro nomes: Martin, Krystle, Sean e Lingzi. Martin Richard, de apenas 8 anos, Krystel Campbell e Lu Linzgzi são os três mortos dos atentados. Sean Collier, o policial que morreu no tiroteio.

Meb é um atleta veterano dos EUA. Ele já havia vencido, em 2009, a também tradicional maratona de Nova York e alcançado um terceio lugar em Boston. Em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, foi medalha de prata, ultrapassando nos últimos quilômetros o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi atrapalhado pelo irlandês Cornelius Horan.

Keflezighi nasceu, na verdade, na atual Eritreia. Ele foi para os Estados Unidos na adolescência, tornou-se atleta universitária na UCLA, se naturalizou em 1998, quando se graduou, e passou defender o país em provas internacionais.

Além da homenagem de Meb, a maratona teve milhares de pessoas com cartazes, faixas e camisetas com as palavras “Boston Strong” (Boston Forte). A campanha foi encampada até pelos grandes times da cidade, o Red Sox (do beisebol), os Bruins (do hóquei), os Patriots (do futebol americano), os Celtics (do basquete) e o Revolution (do futebol).

O evento também contou com um número bem maior de participantes – foram 36 mil corredores, 9 mil a mais que o número de participantes de costume. Muitos deles são sobreviventes dos atentados do ano passado.

A segurança foi reforçada para evitar novas ameaças e contou com mais 3,5 mil agentes de segurança, incluindo o FBI e a SWAT. Cerca de um milhão de pessoas assistiram à prova.

A maratona acontece, tradicionalmente, no Dia dos Patriotas, data que rememora as batalhas de Lexington e Concord, que inauguraram a Guerra da Independência.