Topo

Bolt critica agência de doping após pena branda a rival

Do UOL, em São Paulo

22/07/2014 17h41

Usain Bolt acredita que a agência anti-doping deu uma “má notícia ao esporte” ao punir o norte-americano Tyson Gay por apenas um ano após ser testado positivo para doping.

“Eu não estou feliz com a situação e com o que foi feito”, disse o corredor mais rápido do mundo em entrevista à agência Reuters.

“Eu acho que alguém como o Asafa (Powell) pegar 18 meses de punição e o Tyson Gay apenas um ano, por causa de cooperar no caso. Eu acho que é uma mensagem ruim ao esporte. Mensagem que você pode fazer isso (dopar-se), mas se você cooperar com eles, eles reduzem a sua sentença.

Para Bolt, a agência anti-doping deu um recado aos atletas. “Eles passam o recado de que é possível burlar o sistema”, completou Bolt.

Tyson Gay foi punido no final de junho do ano passado ao ser testado positivo para esteroide e retornou às competições no último dia 3, quando se tornou o segundo homem mais rápido do mundo ao fazer os 100 m em 9.93 segundos.

Já o campeão olímpico de 2008 Asafa Powell foi punido por 18 meses após uso de um estimulante. Apesar da punição inicial ao jamaicano, a Corte Arbitral de Esporte reduziu a pena dele para seis meses.