Topo

Promotor encerra argumentação e volta a chamar Pistorius de mentiroso

Do UOL, em São Paulo

07/08/2014 11h08

O julgamento de Oscar Pistorius pela morte da modelo Reeva Steenkamp entrou em sua reta final. Após um mês de paralisação, o caso foi retomado no tribunal de Pretória, na África do Sul, para que as duas partes possam fazer suas argumentações finais sobre o caso.

O promotor Gerrie Nel repassou todas as evidências apuradas pela perícia e voltou a chamar o campeão paraolímpico de mentiroso. A acusação apoiou sua argumentação em oito pontos-chave, como vizinhos terem ouvido gritos de uma mulher, Steenkamp não estar com roupas de dormir e a modelo estar no banheiro com a luz apagada.

Também lembrou que Pistorius responde em outros casos por uso indevido de armas, citou depoimentos de amigos sobre o comportamento instável o atleta, chamou a argumentação da defesa de “fábula” e encerrou sua declaração acusando o campeão paraolímpico de ter assassinado a namorada de forma premeditada.

“O acusado se esconde atrás de uma versão mentirosa, porque acham que é o melhor para eles. O acusado foi adaptando sua versão e estava mais preocupado com as implicações de suas respostas do que com a verdade. O aspecto mais devastador das provas de defesa é sua incapacidade para contestar a veracidade das cenas”, afirmou Nel.

Advogado de defesa de Pistorius, Barry Roux teve menos tempo para falar que a promotoria e deve finalizar sua argumentação na próxima sexta-feira. Ele voltou à tese de que a polícia mexeu na cena do crime e contaminou provas decisivas para o caso. Citou uma série de supostos erros e voltou a insistir na versão de que os gritos ouvidos por vizinhos eram do atleta, que teria uma voz estridente.