Topo

Francês vence com sobras no atletismo, mas perde ouro por tirar a camisa

Mekhissi Benabbad comemora vitória sem camisa - EFE/Bernd Thissen
Mekhissi Benabbad comemora vitória sem camisa Imagem: EFE/Bernd Thissen

Do UOL, em São Paulo

14/08/2014 18h44

Já pensou você se esforçar, correr três quilômetros e vencer uma prova do Campeonato Europeu de atletismo em vão? Foi mais ou menos o que aconteceu com o francês Mahiedine Mekhissi-Benabbad que se empolgou com a sua vitória.

Na reta final da prova, cerca de 100 metros, Mekhissi-Benabbad tirou a camiseta e chegou a segurá-la com a boca enquanto continuava correndo. Ele até saltou um obstáculo sem o uniforme. No entanto, ele acabou cruzando a linha de chegada sem o uniforme, que tinha seu número de identificação.

Por seu ato, o atleta foi punido com um cartão amarelo, uma advertência. Mas essa decisão não agradou a delegação espanhola.

Como os regulamentos do atletismo exige que os atletas mantenham o uniforme inclusive na volta de honra, os espanhóis fizeram uma apelação exigindo a punição do francês. E a organização decidiu pela desqualificação do atleta, cedendo a medalha de ouro para o também francês Yoann Kowal, que foi o segundo na competição.

Além de Kowal, o polonês Krystian Zalewski também foi beneficiado herdando a medalha de prata e o espanhol Ángel Mullera, o bronze.

“Tenho um grande respeito pelos meus adversários e amor pelo meu esporte para que me considerem antidesportivo. Ninguém poderia tirar minha vitória e a sensação e felicidade absoluta que senti a linha final”, afirmou o atleta.

Eu sinto muito, pensava unicamente em comemorar minha vitória como um jogador de futebol, não fiz com arrogância para os rivais ou o público”, completou.

Os franceses chegaram a recorrer da decisão, mas o recurso foi negado pelos organizadores.“Considero que a reclamação que os espanhóis apresentaram vai contra o fair play. A desclassificação está confirmada”, disse Ghani Yalouz, diretor-técnico dos franceses.