Topo

Fabiana Murer faz salto de 4,72 m e é bicampeã da Liga de Diamante

Do UOL, em São Paulo

28/08/2014 17h23

A brasileira Fabiana Murer conquistou nesta quinta-feira (28) o bi-campeonato da Liga de Diamante. Ela confirmou o título após vencer a etapa de Zurique. 

Murer fez uma prova perfeita. "Acabou a prova em Zurique - ouro, com 4,72 m. O troféu da corrida pelo diamante no salto com vara é meu!!! Campeã da Diamond League. Muito obrigada pela torcida de todos", ressaltou a atleta via Facebook logo após a conquista. 

A segunda colocada na prova, a norte-americana Jenniffer Suhr, saltou 4,67 m.

A brasileira teve um dia perfeito e passou sem dificuldades pelas marcas de 4,47 m; 4,57 m. Com confiança, Murer passou direto para os 4,67 m e conseguiu o feito. 

"Essa conquista foi muito difícil mesmo, porque a Fabiana foi mal em Birmingham (zerou a prova). Chegou na etapa de Zurique precisando vencer e foi muito bem. Manteve a concentração e ganhou aqui de forma muito limpa, passando sempre de primeira. Poderia até mesmo ter saltado 4,82 m porque fez boas tentativas. Mas aqui a competição pedia vitória. E foi isso que aconteceu", comentou o técnico da brasileira Elson Miranda.

Após confirmar o título, Fabiana ainda tentou saltar 4,82 m, mas não conseguiu. 

Fabiana Murer estava isolada na liderança da Liga desde a etapa de Mônaco, disputada em julho, com 12 pontos, quando saltou 4,76 m. A segunda colocada, a cubana Yarisley Silva, tinha 8 pontos, não competiu em Zurique, o que facilitou a conquista da brasileira.Yarisley acabou ultrapassada na prova desta quinta-feira pela grega Katerina Stefanidi, com 9 pontos.

Na etapa de Birmingham, no último domingo (24), Murer havia zerado os saltos, sem conseguir passar nem mesmo os 4,47 m. 

Fabiana venceu quatro das seis provas disputadas na Liga de Diamante e precisava da medalha de prata para conquistar o título. Ela é bicampeã do campeonato. O primeiro troféu conquistado foi em 2010.