Topo

Comitê Paraolímpico refuta sanção a Pistorius: "Liberado para competir"

Do UOL, em São Paulo

12/09/2014 09h11

A condenação por homicídio culposo pela morte de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, não provocará qualquer sanção esportiva a Oscar Pistorius. O Comitê Paraolímpico Internacional afirmou nesta sexta-feira (12) que o atleta está liberado para participar qualquer evento enquanto não estiver cumprindo pena.

“Oscar fez um grande trabalho pelo movimento paraolímpico, tem sido uma inspiração para milhões, mas obviamente a prioridade agora é ver o que a juíza vai decidir. Se ele decidir retomar sua carreira no atletismo, então nós não vamos impedi-lo, ele será liberado para competir novamente no futuro”, disse o chefe executivo do comitê, Xavier Gonzalez.

“Temos que ser muito claros em diferenciar em nosso trabalho o que aconteceu na vida pessoal de um indivíduo. O que não muda com o veredito de hoje. O julgamento não trouxe impacto negativo ao movimento paraolímpico”, completou o dirigente.

Pistorius foi condenado nesta sexta por homicídio culposo. O campeão paraolímpico admitiu ter atirado e matado sua namorada, mas alegou tê-la confundido com um invasor ao disparar contra a porta de um banheiro onde estava a modelo. O atleta foi absolvido das acusações de homicídio doloso e assassinato premeditado, que poderiam leva-lo a pegar prisão perpétua.

O atleta sul-africano também foi julgado por duas acusações de disparo de arma de fogo antes da morte de Reeva. Foi considerado culpado por uma delas, quando atirou embaixo da mesa de um restaurante em Johanesburgo. Ele foi absolvido na outra, quando foi acusado de atirar pelo teto solar de um carro após uma blitz em uma rodovia.