Topo

Agência russa promete investigação após acusações de doping em TV alemã

Das agências internacionais

Em Moscou (Rússia)

05/12/2014 14h59

A Agência Antidoping da Rússia (Rusada) anunciou nesta sexta-feira o início de uma investigação a respeito de acusações feitas por um documentário da TV alemã. Segundo o veículo, velocistas e fundistas do atletismo russo seriam beneficiados por amostras disfarçadas em exames que procuram substâncias proibidas.

“Para checar a informação apresentada pelo documentário da televisão alemã que foi exibido em 3 de dezembro de 2014, a Rusada está lançando sua própria investigação a respeito das pessoas retratadas no documentário e sobre as informações divulgadas”, divulga a entidade em um comunicado em seu site oficial.

Segundo o programa exibido, chamado Dossiê secreto do doping: como a Rússia produz vencedores, atletas e treinadores da Rússia trabalham juntos para encobrir amostras positivas de doping. O documentário apresenta ainda um vídeo amador que registra as acusações.

Ainda segundo a TV alemã, o uso de substâncias dopantes é recorrente entre atletas russos. Alguns dos principais dirigentes do país seriam responsáveis por acobertar acusações.

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) chamou de “graves” as acusações do show, em comunicado divulgado na quinta-feira. A Agência Mundial Antidoping (Wada) prometeu investigar quaisquer questões pertinentes levantadas.

A Rusada não anunciou quanto tempo levarão as investigações. No entanto, prometeu que os resultados oficiais serão apresentados em seu próprio site.