Topo

Velocista 'rebelde' é suspensa após ser pega em exame antidoping

Vanda Gomes abriu mão da realização da contraprova - Andy Lyons/Getty Images
Vanda Gomes abriu mão da realização da contraprova Imagem: Andy Lyons/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/12/2014 11h31

A velocista brasileira Vanda Gomes foi suspensa temporariamente pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) por ser flagrada em exame antidoping realizado fora de competição, em setembro deste ano. A corredora foi flagrada com a substância Anastrozole (Hormônio e Modulador Metabólico - S4).

Comunicada do resultado positivo, Vanda apresentou suas justificativas que não foram aceitas pela CBAt. Ela abriu mão da realização da contra-prova e agora aguarda o julgamento ser marcado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBAt. A suspensão pode chegar a dois anos.

Vanda Gomes, de 26 anos, se envolveu em polêmica com a Confederação no ano passado. No Mundial de Atletismo de Moscou, ela derrubou o bastão na final do revezamento 4x100m, o que causou a desclassificação da equipe brasileira. Após a prova, ela teceu várias críticas à CBAt, reclamando principalmente da preparação para o torneio.

Semanas depois, a atleta não foi incluída pela CBAt na lista de beneficiários do Bolsa Pódio do Governo Federal.

"A Vanda foi punida no último Mundial e a Procuradoria da confederação resolveu levar isso ao STJ. Mas isso nada tem a ver com o Bolsa Pódio. Ela não está contemplada porque não teve resultado, porque o Brasil acabou desclassificado. Está considerado o resultado da semifinal, que ela não participou, e as quatro atletas ganham a bolsa. São dois casos distintos, sem relação", afirmou à epoca José Antônio Martins Fernandes, presidente da CBAt.