Topo

Em crise, IAAF vê filho do presidente deixar cargo após denúncia de dopagem

Lamine Diack é presidente da IAAF - Jonathan Ferrey/Getty Images
Lamine Diack é presidente da IAAF Imagem: Jonathan Ferrey/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/12/2014 14h28

Dois oficiais da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) deixaram seus cargos nesta semana, em meio à crise criada pela denúncia de um sistema de corrupção e dopagem em massa, de acordo com a rede inglesa BBC. Um deles é Massata Papa Diack, consultor de marketing e filho do presidente da entidade, Lamine Diack.

Além dele, Valentin Balakhnichev, tesoureiro da IAAF, também deixou o cargo nesta semana. A entidade confirmou que Massata comunicou que vai ficar fora até que o Comitê de Ética se manifeste sobre as investigações quanto às denúncias feitas por um documentário exibido pelo canal alemão ARD.

Segundo a denúncia, há um sistema de corrupção que suporta dopagem em massa de atletas russos, sistema esse que conta com participação direta de oficiais da IAAF e também do laboratório russo credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês). As entidades prometeram averiguar os fatos.

Um dos acusados é Balakhnichev, que além de tesoureiro é também o presidente da Federação Russa de Atletismo. Ele afirmou à agência de notícias Tass que tomou a decisão de forma voluntária para aguardar o término das investigações, um ato que a IAAF apreciou, em nota ao dirigente.

Ainda segundo a BBC, um terceiro oficial da entidade que cuida do atletismo mundial teria deixado o cargo, mas ainda não há confirmação: Habid Cisse, consultor legal.