Topo

Wada abre investigação para apurar denúncias de doping no atletismo russo

Das agências internacionais

De Montreal (Canadá)

16/12/2014 14h54

A Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) anunciou nesta terça-feira a abertura de uma investigação a respeito de suspeitas de doping em competidores de atletismo na Rússia, denunciadas recentemente em reportagens da TV alemã ARD.

”Depois de examinar cuidadosamente as reportagens de TV exibidos na Alemanha, a Wada anuncia que levará a cabo uma completa investigação sobre as denúncias nos respectivos programas”, comunicou a agência em nota.

O presidente da Wada, Craig Reedie, reforçou a obrigação da entidade em “garantir que o esportista limpo tenha apoio em todos os esportes e em todos os países”. “As denúncias manifestadas na TV alemã requerem uma vistoria cuidadosa para determinar as ações que devemos adotar”, afirmou.

A Wada criou uma comissão especial para investigar o caso, encabeçada pelo ex-presidente Richard Pound. O grupo trabalhará com o advogado Richard McLaren, membro da Corte Arbitral do Esporte. Um terceiro integrante será anunciado nos próximos dias.

A Federação Internacional de Associações de Atletismo (IAAF) comemorou a iniciativa. Em comunicado, o órgão máximo da modalidade investigada apoiou a investigação contra “graves acusações de doping”.

”A IAAF aproveita a oportunidade para reiterar seu total apoio à investigação da Wada. Nossa principal preocupação deve ser sempre proteger a integridade da competição em apoio à grande maioria de atletas limpos”, disse Lamine Diack, presidente da organização, que deixa o cargo no próximo ano.

A própria IAAF é acusada de envolvimento nas denúncias, uma vez que o presidente da Federação Russa de Atletismo, Valentin Balakhnichev, é tesoureiro da associação, e teria ocultado casos de doping em troca de dinheiro.