Topo

Padrasto das Kardashian é herói olímpico e vive polêmica de mudança de sexo

Do UOL, em São Paulo

17/12/2014 06h00

Bruce Jenner é um fenômeno. No esporte, na televisão e nas manchetes sobre celebridades. Campeão olímpico de decatlo em 1976, ele também é ex-marido de Kris Kardashian, virou uma figura popular na mídia norte-americana e agora chama a atenção por uma sequência de boatos sobre sua mudança de sexo. Uma coisa é certa: ele não sai da mídia.

O assunto nos Estados Unidos é como Bruce está cada dia mais parecido com uma mulher. E um produtor do reality show com as Kardashian afirmou que Bruce foi à Tailândia e fez mais uma cirurgia, desta vez para trocar de sexo. Vaidoso, ele já havia passado por intervenções no nariz, nos olhos e na traqueia.

“Bruce contou para todos nós que ele é uma mulher. Ele foi à Tailândia e fez a cirurgia para se tornar oficialmente uma mulher. Kris estava chorando porque pensou que eles poderiam reatar”, disse o produtor ao Media Takeout, lembrando que a cirurgia teria acontecido pouco depois da separação de Bruce com Kris Kardashian.

O ex-atleta ficou 12 anos com a matriarca das Kardashian, com quem teve dois filhos. Kim Kardashian, a mais famosa, é de um casamento anterior. Mas a exposição que o relacionamento lhe garantiu foi só mais uma consequência da agitada carreira de Bruce Jenner.

O ouro olímpico de 1976 o levou à condição de herói esportivo nos Estados Unidos. Isso porque o país costumava dominar o decatlo, mas na edição anterior dos Jogos a União Soviética havia conquistado o primeiro lugar. Assim, em 1976, ele retomou a hegemonia americana em tempos de Guerra Fria, valorizando, e muito, seu feito.

Bruce era um atleta amador, mas aproveitou o bom momento para assinar contratos na televisão e lucrar com sua fama. Apareceu em diferentes programas, filmes, virou garoto propaganda e até apresentou atrações. A profissionalização o impossibilitou de voltar a competir.

Mesmo assim, ele flertou com outros esportes. No automobilismo, correu em carros de turismo e venceu algumas corridas. Já no basquete, protagonizou uma jogada de marketing ao ser a 140ª escolha no draft da NBA de 1977 (detalhe: ele não jogava basquete desde o colegial). O time que fez tal jogada foi o Kansas City Kings.

Mais recentemente, o reality show mostrando sua vida ao lado das Kardashian foi um grande sucesso. Aos 65 anos, agora ele só quer saber de realizar suas vontades, não importa se para isso ele precisar trocar até de sexo.