Topo

Campeão vira intérprete em entrevista apos vencer São Silvestre

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

31/12/2014 11h21

A Etiópia brilhou na Corrida de São Silvestre de 2014 com as vitórias de Dawit Adamasu, na prova masculina, e Ymer Wude Ayalew na feminina. A dupla, no entanto, viveu situação curiosa minutos depois das premiações no pódio: Adamasu, vencedor, teve que servir como interprete para a compatriota.

Ayalew, campeã feminina, não fala nenhum outro idioma além de amárico, o mais popular idioma da Etiópia. Para que a compatriota pudesse participar da entrevista coletiva como campeã da São Silvestre, Dawit Adamasu, que fala inglês e anarik, virou intérprete. Ao  ouvir as perguntas, o campeão masculino fazia a tradução para a colega, ouvia a resposta e traduzia para o inglês.

Dawit Adamasu, depois, explicou que o amárico é a língua oficial e mais popular da Etiópia, mas que há outros 85 idiomas falados no país.

Ayalew afirmou na entrevista traduzida por Adamasu que sofreu com o forte calor, que exigiu muito dos atletas. Ela e o campeão masculino elogiaram o público e disseram que em outros lugares os espectadores não transmitem tanta emoção como em São Paulo.