Topo

Maratona de Tel Aviv é interrompida após 75 corredores passarem mal

Corredores da Maratona de Tel Avviv recebem banho de água por causa do forte calor - Abir Sultan/EFE
Corredores da Maratona de Tel Avviv recebem banho de água por causa do forte calor Imagem: Abir Sultan/EFE

Do UOL, em São Paulo

27/02/2015 10h36

Os organizadores da Maratona de Tel Aviv tiveram que interromper a competição no meio desta sexta-feira por causa do forte calor que forçou inúmeros abandonos e trouxe problemas físicos para alguns competidores. Boa parte dos participantes já havia completado a corrida quando ela foi suspensa, ainda com por volta de 500 pessoas por terminar a competição.

Segundo a autoridade local que cuida dos atendimentos médicos na capital israelense, pelo menos 75 corredores passaram mal, dos quais 15 foram levados ao hospital, sendo dois deles em condições graves, quatro moderadamente mal e nove sem grandes preocupações.

A maratona começou antes do previsto, às 5h45 locais desta sexta-feira, depois que a previsão do tempo ter afirmado que haveria um calor fora do normal para a época. A organização mudou o horário da corrida para evitar a tragédia que aconteceu dois anos atrás, quando um jovem morreu por causa do calor excessivo durante a prova.

Por causa disso, o Ministério da Saúde israelense criou regras no país para evitar que outra tragédia se repetisse em competições deste tipo. Apesar do grande número de participantes que passou mal nesta edição da maratona, não houve fatalidade.

A agência de saúde local havia divulgado aos participantes, antes da competição, uma lista de dicas de alimentação, na qual estimulava o consumo de carboidratos leves e a não ingestão de frutas ou leite, que têm digestão lenta e podem causar problemas no estômago durante a corrida.