Topo

Fonteles não corre por problema na prótese e frustra evento paraolímpico

Rodrigo Capote/UOL
Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/04/2015 11h59

O maior nome brasileiro escalado para o desafio Mano a Mano de atletismo, realizado neste domingo (19), no Rio de Janeiro, frustrou seus fãs. Alan Fonteles acabou não correndo sua prova alegando um problema em suas próteses.

Campeão paraolímpico em Londres-2012, Alan havia ganhado tratamento especial para participar do desafio Mano a Mano paraolímpico. Concedeu entrevista coletiva ao lado de Usain Bolt durante a semana, foi tema de uma reportagem especial na TV Globo. Na hora da corrida, no entanto, resolver desistir de participar.

“Houve um problema na válvula da minha prótese”, justificou Alan. “Ela não está funcionando. O ar entra na prótese e a deixa solta. Tentei acertar, mas não deu certo, infelizmente. ”

“Nunca havia acontecido antes. Corri com essa prótese em Londres ”, complementou Alan. “Mas eu não poderia entrar aqui com ela e não ganhar. Eu só entro para ganhar.”

Depois de vencer Oscar Pistorius nos Jogos Paraolímpicos de 2012, Alan tornou-se uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil nos Jogos Paraolímpicos Rio-2016. O paratleta, porém, passa por uma crise desde Londres-2012. Resolveu tirar um “ano sabático” e está voltando agora às competições.

Fonteles, aliás, chegou a dizer que gostaria também de competir na Olimpíada de 2016, contra atletas sem necessidades especiais. A ideia desagradou o CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro), que o quer focado somente nos Jogos Paraolímpicos de 2016.

Neste domingo, Fonteles foi questionado sobre suas intenções acerca da Rio-2016. Afirmou que vai anunciar no final deste ano se tentará também competir na Olimpíada. "No final do ano, anuncio minha decisão", disse.