Topo

Vale um filme? Ex-atleta já foi pega no doping e presa, agora vira policial

Marta Domínguez chegou a ser presa por envolvimento com doping - REUTERS/Sergio Perez
Marta Domínguez chegou a ser presa por envolvimento com doping Imagem: REUTERS/Sergio Perez

Do UOL, em São Paulo

22/10/2016 06h00

Ela já foi heroína no esporte, virou vilã por se envolver em esquema de doping e agora tenta ser uma defensora da lei. Marta Domínguez chegou até a ser presa, mas hoje seu principal objetivo é se tornar uma policial. A história da ex-atleta espanhola renderia um longo filme com idas e vindas e detalhes que muito espectador julgaria exagerados em uma obra de ficção.

Marta sempre foi rápida. Suas especialidades eram os 3.000 e os 5.000 metros. Nessas modalidades, ela se tornou campeã europeia e mundial. Disputou ainda as Olimpíadas de 1996 e 2000. Ausente no ciclo seguinte por lesão, voltou aos Jogos em 2008, desta vez nos 3.000m com obstáculos, algo novo em sua vida.

A espanhola, inclusive, brigava pelo ouro na última volta, quando sofreu uma queda e ficou fora da disputa. Mas a queda maior ainda estava por vir para a mulher que vinha batendo recordes. Marta Domínguez foi uma das 13 pessoas consideradas culpadas em um grande escândalo de doping.

Em dezembro de 2010, ela acabou presa por sua participação no esquema. Documentos e medicamentos encontrados em sua casa a ligavam às trapaças. Resultado: três anos de suspensão e a anulação de todos os títulos e resultados obtidos entre 2009 e 2013.

Marta Domínguez pagou sua fiança e foi liberada. Menos de um ano depois, ela era eleita senadora pelo Partido Popular. Como a Justiça entendeu que não houve dolo em seu envolvimento com o doping, a atleta ficou livre para exercer o cargo político.

A mesma lógica é a que permite a Marta tentar outra função nova em sua vida: a de policial. Ela já passou por testes físicos e está em vias de encarar a próxima fase para se tornar inspetora na Espanha. Conhecida nos tempos de atleta por usar na cabeça uma faixa rosa feita por sua avó, a ex-atleta agora sonha vestir um novo uniforme. E é melhor não duvidar dela.